Texas aprova uso pedagógico da Bíblia
29/11/2024Pé na estrada e Bíblia na mão
02/12/2024Data reafirma a relevância do cristianismo na construção de valores
morais e éticos para a sociedade
Por Marcia Pinheiro, do Ongrace
COMPARTILHE
No dia 30 de novembro, é celebrado o Dia do Evangélico. A data busca reconhecer e valorizar a importância da presença dos evangélicos na sociedade brasileira. Em 2010, foi criada a legislação nacional que instituiu a ocasião. No entanto, apenas é feriado no Distrito Federal, em Alagoas e em algumas cidades por meio de leis municipais. De acordo com um estudo do Datafolha, divulgado em 2020, pelo menos 32% da população se define como evangélica. O crescimento é evidente tanto em número de adeptos a essa fé quanto em sua expressão cultural, política e social.
Em todo o país, diversos eventos estão programados para esse dia. Confira aqui a programação nas Igrejas da Graça.
O Dia do Evangélico é uma oportunidade para fortalecer a unidade e a visibilidade da fé desse grupo. Além disso, reafirma a relevância do cristianismo na construção de valores morais e éticos para a sociedade e o impacto que estes causam na vida de cada cidadão. O Brasil, com sua vasta diversidade cultural e religiosa, tornou-se um campo fértil para a disseminação das igrejas evangélicas. Com um movimento crescente de igrejas, comunidades e grupos de apoio, os evangélicos têm se destacado por sua atuação em diversas áreas, incluindo educação, saúde, assistência social e, principalmente, no campo da evangelização.
Nos últimos anos, a participação de líderes evangélicos em movimentos sociais, partidos e até mesmo no Congresso Nacional tem avançado. Em regra, as suas propostas envolvem questões como a defesa da liberdade religiosa, valores familiares e a preservação da moralidade pública.
Em muitas cidades brasileiras, esse dia é marcado por cultos especiais, celebrações ao ar livre, manifestações culturais e eventos que reúnem multidões. Vale ressaltar que essas festividades contribuem para o fortalecimento da identidade cristã e a disseminação da mensagem de Jesus. Essa data não é apenas comemorativa, mas também serve como um momento de reflexão sobre o papel da Igreja na sociedade e seu compromisso com a construção de uma nação mais justa e solidária.