Pé na estrada e Bíblia na mão
02/12/2024Ceia de Natal: como fugir dos impactos da alta do dólar
04/12/2024Cantora lançou recentemente o single Para alguém se construir pela gravadora Graça Music
Por Marcia Pinheiro, do Ongrace
COMPARTILHE
Jéssica D’Ávila, cantora, compositora e instrumentista, lançou recentemente, pela gravadora Graça Music, o single Para alguém se construir. A canção apresenta uma realidade sobre a existência humana. A mensagem diz que todos devem aproveitar a vida em sua plenitude e não simplesmente deixá-la passar. “As pessoas tendem a fazer uma oposição entre viver e existir, mas, em Eclesiastes 11.8, a Palavra de Deus eleva esse discurso ao dizer: ‘Por mais que um homem viva, deve desfrutar sua vida toda.’ Nesse texto, o sábio Salomão faz um contraponto entre viver e desfrutar. Isso significa que infelizmente muitos podem viver sem realmente perceber a vida, sem desfrutá-la em sua plenitude, sem aproveitar de fato esta experiência maravilhosamente encantadora que é a vida!”
Jéssica sempre pensou muito sobre a vida, até com certo “assombramento”: “É louco demais tudo isso! A gente nascer, ter um tempo aqui e depois morrer. É claro que, para nós cristãos, nossa vida não acaba nesses poucos anos que temos, mas, ainda assim, sempre foi uma questão na qual eu refleti muito!” O tempo foi sempre um ponto de reflexão para Jéssica, motivando-a a escrever poesias e compor músicas. Ela já se maravilhou e se espantou muitas vezes ao pensar sobre esse assunto: “E isso criou em mim uma sensação constante de que eu preciso aproveitar a vida e me construir da melhor maneira possível, que o tempo é curto, que eu preciso, urgentemente, agir de maneira ativa e intencional.”
A escolha desse lançamento foi algo bem interessante! Jéssica havia participado de uma peça natalina chamada Um conto de Natal e, em uma das suas cenas, ela apresentou essa canção. Alguns meses depois, em uma reunião com Tiago Peres, gerente-executivo da gravadora Graça Music, para lhe mostrar algumas composições, ela passou o vídeo da peça, na qual cantava a canção: “Foi assim que surgiu a oportunidade de gravarmos. Eu fiquei tão feliz que mal cabia em mim (risos)!”.
Para alguém se construir foi gravada nos estúdios da Graça Music. As cenas do videoclipe, na praia de Grumari, Rio de Janeiro (RJ): “Muita imagem de tirar o fôlego, de um belo dia ao ar livre que Deus preparou para nós!”, relembra a cantora.
Jéssica conta que foram muitas as participações especiais, mas preferiu destacar três pessoas: a produção musical de Gabriel Stelet, que atendeu com carinho a todos os seus pedidos em relação à produção musical, e as participações do seu marido e do seu irmão nos videoclipes. “Eu amo estar em família!”, declara.
Todo o processo aconteceu de modo muito leve e divertido: “Demos boas risadas na gravação desse projeto!” Ver tanta gente envolvida e querendo fazer dar certo é algo que marca muito a cantora. Os profissionais das câmeras captando as melhores imagens, o diretor com conceitos criativos e valorizando ideias que ela havia pensado e gostaria de gravar, a maquiadora fazendo “uma maquiagem levinha do jeito que gosto, os motoristas que nos levaram sempre de bom humor, meu marido e meu irmão comigo nas gravações ajudando em tudo também. Para mim, tudo cooperou para nosso bem, para que um trabalho de excelência fosse feito para a glória de Deus e em respeito ao público”.
Jéssica, casada com o músico Marcos Afonso, iniciou sua carreira musical na infância, compondo sua primeira canção aos nove anos. Aos dez, lançou seu primeiro CD, o que a levou a se apresentar em congressos estaduais. Aos 12, aprimorou sua técnica vocal e consolidou sua carreira, com uma agenda cheia de apresentações. Mais tarde, na faculdade e com a colaboração de amigos, ela produziu mais cinco músicas autorais. Suas referências musicais vão de MPB ao jazz.
Entusiasta dos instrumentos de cordas, a musicalidade proveniente de suas inspirações está sempre presente em suas composições. “Espero contribuir um pouquinho para a felicidade de todos que ouvem essa canção lembrando-lhes que a vida é um sopro e o que nos resta é aproveitar cada momento que o Senhor nos dá. Os momentos bons passam e os ruins também. Quando olhamos para trás, percebemos que tudo passou em um ‘piscar de olhos’. Por isso, vamos viver o hoje e criar boas memórias no coração daqueles que convivem conosco. Que esta minha canção seja realmente relevante Para alguém se construir.”