Sublime esperança
20/01/2025
Sublime esperança
20/01/2025

Campanha chama a atenção da sociedade para os cuidados necessários com a saúde mental

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Criada em 2014, campanha Janeiro Branco tem reconhecimento oficial e promove o cuidado com a saúde mental – Imagem: Reprodução

COMPARTILHE

Branco, como uma folha de papel. Esta é a ideia por trás do Janeiro Branco, campanha de conscientização e incentivo à manutenção saúde mental. Instituída por lei federal em 2023, ela foi criada pelo psicólogo e escritor Leonardo Abrahão e tem como objetivo despertar a sociedade para a necessidade de mais atenção ao tema, sobretudo nesta época — o início de um novo ano costuma trazer angústias por metas ainda não alcançadas e sentimento de impotência diante dos desafios do período que se inicia. É uma espécie de “síndrome do réveillon”, à qual muitos sucumbem em frustrações, desalento e, não raro, depressão e ansiedade.

O texto da lei estabelece que, “nos meses de janeiro, serão realizadas campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, que abordarão a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas, com enfoque especial à prevenção da dependência química e do suicídio”. Mais do que uma regra, trata-se de um convite à reflexão, ao diálogo e ao acolhimento, em favor do bem-estar emocional.

Agora, em 2025, o tema da campanha é “O que fazer pela saúde mental, agora e sempre?” Palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas e eventos culturais estão previstos em diversas cidades do país, com participação de profissionais como psicólogos e psiquiatras, assistentes sociais e educadores, bem como a comunidade em geral. A ideia é fazer com que pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas apoiem ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.

Alguns indícios de problemas emocionais ou mentais podem ser percebidos pela própria pessoa, como sensação constante de cansaço ou esgotamento mental, dificuldades de concentração, desinteresse por coisas ou atividades que antes traziam satisfação e falta ou excesso de sono. A dependência — seja de substâncias estimulantes ou viciantes, assim como a tecnológica — é sinal claro de que é preciso buscar ajuda profissional, afetiva e espiritual.

Qualquer pessoa pode se beneficiar do movimento Janeiro Branco, que disponibiliza, gratuitamente, materiais para orientação comportamental, programas de saúde mental e atividades, bem como itens promocionais, como cartazes e banners. É só acessar o site https://janeirobranco.org.br/campanha-janeiro-branco/materiais/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.