![](https://ongrace.com/wp-content/uploads/2025/02/Foto-1-ABERTURA-Missionario-na-campanha-de-Sorocaba-by-Divulgacao-IIGD-Sorocaba-SP-150x150.jpg)
Curas, libertações e salvação na Campanha de Fé em Sorocaba (SP)
07/02/2025![](https://ongrace.com/wp-content/uploads/2025/01/AdobeStock_1075706163_By_DC-Studio-150x150.jpg)
Burnout é reconhecida como doença ocupacional
10/02/2025Por Viviane Castanheira, do Ongrace
![](https://ongrace.com/wp-content/uploads/2025/02/compulsao-por-compras-leva-ao-endividamento-1024x683.jpg)
COMPARTILHE
A compulsão por compras, ou oniomania, é um transtorno mental caracterizado por um impulso irresistível e constante de aquisição de produtos, mesmo sem necessidade de adquiri-los ou condições financeiras para tal. Esse comportamento pode acarretar sérias repercussões na vida pessoal, financeira e social do indivíduo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022, aproximadamente 8% da população mundial sofria desse mal.
![](https://ongrace.com/wp-content/uploads/2025/02/Beatriz-Souza-do-Amaral-Moreira-By-Arquivo-Pessoal-1-1024x683.jpg)
A técnica de enfermagem Beatriz Souza do Amaral Moreira, 47 anos, conhece bem a doença. “Eu era compulsiva, não podia ver uma roupa que queria comprar”, confessa ela, que, por não ter limites, acabou comprometendo as finanças da família. “Eu e meu marido ficamos endividados, e a situação estava me levando a um estado depressivo.” Consciente do quadro, ela decidiu procurar ajuda espiritual na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em Santo Ângelo (RS). “Há dois anos, Deus me libertou da compulsão e tem me dado recursos para quitar todas as dívidas. Hoje, os meus gastos estão dentro do meu orçamento.”
![](https://ongrace.com/wp-content/uploads/2025/02/Ingrid-Gisele-e-o-esposo-Pr-1024x683.jpg)
Muitas vezes, essa compulsão só é reconhecida como um problema em estágios avançados, quando os danos se tornam evidentes. Ingrid Gisele Barros Zattar Dias, 28, tinha o hábito de comprar de maneira incontrolável, por isso só percebeu algo errado quando ficou desempregada e viu o acúmulo das dívidas. “Eu comprava roupas semanalmente e já cheguei a trocar de celular, quatro meses após a compra, só porque havia um novo modelo no mercado.” A satisfação deu lugar ao desespero após seu esposo, Pr. Luiz Carlos Dias, líder da IIGD em Várzea Grande (MT), ser transferido para outra cidade. “Ao deixar o emprego, fiquei sem dinheiro para pagar minhas contas.”
Essa realidade causou sofrimento em Ingrid. “Fiquei desesperada. Entrei em depressão, engordei 16 kg, e a ansiedade afetou minha saúde. Eu tinha o telefone do ano, mas estava totalmente endividada”, entristece-se.
O cenário começou a mudar quando Ingrid pediu o socorro divino. “Meu esposo me ajudou em oração, então buscamos juntos a solução em Deus.” As orações foram ouvidas, e ela teve a ideia de vender eletrônicos na internet. “Comecei um novo negócio, e as portas se abriram para eu limpar meu nome. Tive de me conscientizar de que eu não podia mais adquirir supérfluos”, explica. Com as dívidas pagas, ela passou a planejar suas compras e, agora, vive feliz. “Pedi sabedoria a Deus, e Ele me deu.”