Insônia, essa inimiga do coração
25/04/2025
Insônia, essa inimiga do coração
25/04/2025

Abril Verde: conscientização para a segurança no trabalho

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Trabalhador da construção civil em ação: em dez anos, houve 7,5 milhões de ocorrências de acidentes e doenças ligadas a atividades profissionais no Brasil – Imagem: Elza Fiúza / Agência Brasil

COMPARTILHE

Prevenir acidentes e combater as causas das doenças relacionadas ao trabalho são as metas da campanha Abril Verde, cuja data histórica remete ao dia 28 de abril, em memória das 78 vítimas da explosão de uma mina de carvão nos Estados Unidos em 1969. Por aqui, a lembrança daquele fato se deu por intermédio da Lei 11.121/2005, que instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Mais do que uma campanha, trata-se de uma reflexão extremamente necessária: entre 2011 e 2022, o Brasil registrou 7,5 milhões de acidentes de trabalho e doenças decorrentes da atividade laboral. Somente em 2023, último ano a ter dados contabilizados, foram 500 mil ocorrências, das quais 2,9 mil fatais, conforme estatísticas do e-Social. Entretanto, as informações se referem apenas à chamada economia formal, que envolve pessoas com vínculo trabalhista. Por essa razão, os números podem ser muito maiores.

Além de causar danos pessoais, familiares e profissionais aos trabalhadores atingidos — em muitos casos, de longa duração ou permanentes —, os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho representam enormes perdas financeiras ao país. Na mesma década pesquisada (2011 a 2022), os gastos da Previdência Social com benefícios a trabalhadores afetados e pensões pagas às suas famílias chegou a 120 bilhões de reais. Há ainda outros problemas, como os prejuízos ao empregador com o absenteísmo, os valores pagos em reparos a equipamentos danificados, a paralisação das cadeias produtivas e o custo com medicamentos, próteses e terapias.

Entre os setores mais suscetíveis a acidentes e ao desenvolvimento de enfermidades laborais estão: construção civil, transportes, saúde e indústria. Surgida no Brasil em 2014, por iniciativa de sindicatos e organizações de saúde, a campanha Abril Verde tem o objetivo de promover o bem-estar e a proteção dos trabalhadores por meio de ações afirmativas, incentivo a políticas públicas, programas de educação e prevenção no ambiente de trabalho e conscientização da sociedade para a importância da segurança no trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.