
Duas cidades, um só poder
05/05/2025
Papua Nova Guiné adota fé cristã como fator de identidade nacional
06/05/2025Por Viviane Castanheira, do Ongrace

COMPARTILHE
É dito que crianças são o futuro. Por isso, no Reino do Senhor, elas são orientadas desde já. Comprometida em levar o Evangelho a todas as idades, a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) anuncia a Palavra aos pequenos por meio do ministério Crianças que Vencem (CQV) e investe continuamente no treinamento e na capacitação dos voluntários que atuam nessa preciosa seara.

Segundo a pedagoga e líder nacional do CQV, Jucimara Oliveira, o ministério vem promovendo eventos, em nível nacional e regional, com o objetivo de alcançar os professores e voluntários envolvidos. O primeiro grande encontro de 2025 foi o congresso nacional Tempo de Luz, realizado de 22 a 26 de janeiro no Rio de Janeiro (RJ), que reuniu lideranças de todos os estados. Carinhosamente chamada de Tia Jú pelas crianças e professoras, Jucimara destaca que momentos como esses são ferramentas de fortalecimento espiritual, cuidado e capacitação. “Unificamos a linguagem e preparamos as ‘tias’ para ministrar na vida daqueles que trabalham nas escolinhas de sua congregação,” explica ela.

Após o encontro nacional, o CQV iniciou a realização das reuniões regionais que, neste ano, tiveram como tema: Aprendendo Mais para Ensinar Melhor(AMEM). O primeiro evento aconteceu em 15 de fevereiro, na sede da IIGD em São Paulo. “Foi um tempo de cuidado para aqueles que cuidam dos nossos pequeninos”, descreve. Tia Jú diz que, sempre que possível, concilia sua agenda para participar pessoalmente dos treinamentos em diversos estados, como o ocorrido em 1º de março na sede da Igreja da Graça em Cuiabá (MT), onde ministrou para 240 voluntárias. Para Gabriela Marta Pinto, líder do CQV em Mato Grosso há três anos, todo o esforço para a realização do treinamento valeu a pena. “Nós nos preparamos muito para este momento, e, realmente, superou as nossas expectativas. Foi algo sobrenatural. Um dia muito especial”, comenta.

Já em Boa Vista (RR), a sede da IIGD realizou o treinamento AMEM no dia 15 de março, sob a coordenação da líder do CQV daquele estado, Débora Bones. Com 15 anos de experiência no ministério infantil, ela enfatiza a valorização desse trabalho como alicerce do futuro da Igreja: “A escolinha não é mero depósito de crianças. Ensinamos a Palavra de Deus para que elas também aprendam a buscar o Senhor e recebam o Espírito Santo.”

Há quatro anos à frente da coordenação do ministério infantil no Acre, Simone Rodrigues da Conceição está organizando um congresso estadual do CQV, mas estabeleceu como prioridade o treinamento para professoras e voluntárias da capital, Rio Branco. No evento, realizado em 15 de março, a coordenadora adaptou os aprendizados do congresso nacional à realidade local. “Ensinamos técnicas de primeiros socorros, aplicamos a musicalização na contação de histórias bíblicas e desenvolvemos outras atividades”, pontua Simone, acrescentando que o encontro foi uma oportunidade valiosa de crescimento: “Deus escolheu as ‘tias’ e deseja usá-las. Cada uma tem algo único a oferecer no ministério infantil, independentemente da idade ou das habilidades que possuam. Quando nos unimos por essa causa, vemos Deus agir na vida das crianças”, finaliza.

