
Vacina pode prevenir retorno do câncer
22/08/2025Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
Uma nova revelação no campo da Arqueologia Bíblica está agitando o universo acadêmico e os estudiosos das Escrituras. Pesquisadores anunciaram a descoberta de uma peça com mais de 2.600 anos que contém o nome de um homem que teria sido funcionário de confiança da corte de Josias, rei de Judá entre 641-609 antes de Cristo. Trata-se de um selo de argila com a inscrição: Pertencente a Yedayah Asayahu. Este último nome, em hebraico, corresponde a Asaías, personagem citado no texto de 2 Reis 22.12-14, o qual foi enviado pelo monarca para se consultar com a profetisa Hulda acerca da descoberta de um antigo livro da Lei.
O achado faz parte do Projeto de Escavações no Monte do Templo que vem sendo desenvolvido há 20 anos. “Esta é a segunda vez que descobrimos um selamento com inscrição tão completa e legível”, ressalta Zachi Dvira, um dos diretores do trabalho. Segundo ele, o sufixo era comumente utilizado nos nomes hebraicos como referência à conexão com Deus.
O nome, escrito em antigas letras hebraicas, foi gravado com um selo sobre a argila e está em bom estado de conservação. “A peça é rara e está excepcionalmente bem preservada”, afirma o arqueólogo Mordechai Ehrlich ao portal Times of Israel. O estilo da escrita confirma que o artefato corresponde ao período entre o fim do século 7 e o início do século 6 antes de Cristo.
O nome Asayahu já aparecera em outro selo de argila encontrado no mesmo sítio há alguns anos. A descoberta anterior continha as palavras servo do rei, reforçando, assim, a tese de que se trata, de fato, do cortesão de Josias referido no texto bíblico. O trecho mencionado relata que, durante reparos ordenados por Josias no templo de Jerusalém, foi achado um antigo pergaminho do livro de Deuteronômio com advertências contra a desobediência a Deus.
Preocupado com os castigos divinos aos pecados do povo, o monarca enviou uma delegação de oficiais à célebre profetisa Hulda, que previra a destruição de Jerusalém. Mediante as orientações da serva do Senhor, Josias implementou uma ampla reforma espiritual em Judá, restabelecendo a adoração ao único Deus, eliminando a idolatria e determinando a observação dos preceitos de Moisés. Essa atitude levou os autores dos livros de Reis a classificá-lo como um dos mais piedosos governantes da história do antigo Israel.