No Brasil, 24% dos jovens não estudam nem trabalham
26/09/2025
Relançamento de clássico cristão destaca importância do batismo no Espírito Santo
28/09/2025
No Brasil, 24% dos jovens não estudam nem trabalham
26/09/2025
Relançamento de clássico cristão destaca importância do batismo no Espírito Santo
28/09/2025

Setembro Amarelo: acolhimento e esperança contra a depressão

Por Viviane Castanheira, do Ongrace

O laço amarelo, símbolo mundial da prevenção ao suicídio, lembra que sempre é possível falar sobre o assunto, ter uma escuta atenta e sem julgamentos e cuidar de quem precisa – Imagem: Intellectual/ Adobe Stock

COMPARTILHE

À medida que setembro chega ao fim, a campanha Setembro Amarelo reforça uma mensagem urgente: falar sobre saúde mental é essencial para salvar vidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, podendo chegar a 1 milhão por causa da subnotificação. No Brasil, são, aproximadamente, 14 mil casos por ano – o equivalente a 38 mortes por dia. Em 2023, mais de 11.500 pessoas foram internadas no SUS após tentarem contra a própria vida.

Nesse cenário, a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) tem se mobilizado em diversas áreas para auxiliar quem necessita de ajuda. Desde 2021, o ministério Jovens que Vencem (JQV) realiza o movimento Ainda Não É o Fim, que acolhe indivíduos em sofrimento emocional com oração, mensagens bíblicas, cartas e escuta ativa. “É uma iniciativa criada para evangelizar pessoas com depressão ou alguma doença emocional, ajudando-as a se sentirem acolhidas e receberem direção na Palavra de Deus”, explica o líder nacional da juventude, Pr. Allan Costa Souza.

Pr. Allan Costa, líder nacional do JQV, reforça que, em Cristo, há força para vencer a depressão – Imagem: Arquivo pessoal

Este ano, o evento acontece hoje, às 16h00, na sede da IIGD em São Paulo. No dia 30, às 19h30, o ministério promove também o Dia D Contra a Depressão, voltado para o público em geral. “A Bíblia diz, em Mateus 12.21, que Jesus é a esperança das nações. Em Filipenses 4.13, aprendemos que tudo podemos nAquele que nos fortalece. Em Cristo, existe força para vencer a depressão”, afirma o Pr. Allan.

De acordo com a psicóloga clínica Renata Monteiro, a depressão é um transtorno que pode surgir em qualquer fase da vida, caracterizado por tristeza persistente, perda de interesse em atividades simples, culpa, desesperança e irritabilidade. A especialista alerta que esses sinais não devem ser ignorados e recomenda buscar ajuda profissional. “A Psicologia é uma ciência e não se relaciona diretamente com a fé na parte clínica, mas ter uma crença em Jesus traz o sentimento de pertencimento a algo maior, capaz de aliviar a dor que consome a alma”, explica.


A psicóloga clínica Renata Monteiro alerta para os sinais da depressão e destaca a importância de buscar ajuda profissional
– Imagem: Arquivo pessoal

Renata promove mensalmente, na IIGD Lote XV, em Belford Roxo (RJ), palestras voltadas para a saúde mental. Segundo ela, jovens e adultos estão cada vez mais sobrecarregados por demandas e pelo uso excessivo das redes sociais. “Nosso propósito é oferecer alívio para a alma e promover um estilo de vida saudável, valorizando o que é simples, natural e de Deus”, aconselha a profissional.

A confeiteira Eliana Vilaça, 49 anos, enfrentou a depressão por anos e vivenciou o que descreveu a psicóloga. “Eu vivia em um abismo sem fim”, relata. Sua história mudou ao ouvir a pregação do Missionário R. R. Soares na TV e buscar ajuda na IIGD em Guanandi, em Campo Grande (MS). “Decidi não sofrer mais e conhecer esse Deus que cura. Fui liberta desse mal assim que ouvi a Palavra de Cristo”. Hoje, Eliana é obreira ao lado do esposo e dos filhos.

Após anos de luta contra a depressão, Eliana encontrou cura na fé em Cristo e, hoje, serve como obreira voluntária – Imagem: Arquivo pessoal

A pernambucana Dilza do Nascimento Lima Silva, 52 anos, também foi transformada. Após uma traição, ela entrou em depressão profunda e acreditava que sua vida não tinha valor. Um convite para visitar a Igreja da Graça reverteu esse quadro. “Jesus me curou da depressão! Antes, eu sentia vontade de morrer, mas Cristo mudou meu viver”, conta Dilza, que é obreira há dez anos na IIGD em Vitória de Santo Antão (PE).

Dilza testemunha como Jesus a libertou da depressão e transformou também a vida de sua família – Imagem: Arquivo pessoal

A campanha Setembro Amarelo ocorre no mês que dá início à primavera por coincidir com o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro), instituído pela OMS. O laço amarelo surgiu em 1994, nos Estados Unidos, após o jovem Mike Emme, de 17 anos, suicidar-se em seu carro amarelo. Amigos e familiares do rapaz distribuíram fitas com mensagens de apoio, gesto que se espalhou pelo mundo. Hoje, monumentos iluminados de amarelo lembram que sempre é possível falar sobre o assunto, ter uma escuta atenta e sem julgamentos e cuidar de quem precisa.

Em caso de depressão ou pensamentos suicidas, procure ajuda profissional. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio gratuito e sigiloso pelo 188 ou chat no site cvv.org.br. As Igrejas da Graça também estão de portas abertas para ouvir você e orar. Busque ajuda: você não está sozinho!

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.