Evangelho, esporte e transformação: a fé em campo
29/12/2025
Evangelho, esporte e transformação: a fé em campo
29/12/2025

AGRADE: qualidade acadêmica desperta a busca pela sala de aula

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Com 25 mil alunos formados, AGRADE se consolida por sua importância na formação bíblica e teológica – Imagem: AGRADE / Arquivo Graça

COMPARTILHE

Há 27 anos, a Academia Teológica da Graça de Deus (AGRADE) promove conhecimento bíblico, formação teológica e preparo ministerial. A principal escola ligada à Igreja Internacional da Graça de Deus alcança todo o território nacional por meio de seus campi distribuídos pelo país. Fundado pelo Missionário R. R. Soares, cerca de 25 mil pessoas, desde a inauguração, têm dado passos importantes rumo ao conhecimento da Palavra de Deus, a conceitos históricos e uma visão teológica consistente.

Sediada em São Paulo, a AGRADE mantém campi no Rio Grande do Sul, na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de coordenações regionais em Minas Gerais, no Distrito Federal e Mato Grosso. As aulas também são ministradas em diversos locais onde há presença da Igreja da Graça. Neles, são oferecidas oito diferentes disciplinas — de Introdução Bíblia a Preparatório de Obreiros (ver mais adiante, nesta matéria). “Somos uma instituição que oferece cursos livres de Teologia”, define o pastor e professor Rafael Mariano dos Santos, reitor da AGRADE há três anos.

O professor e reitor Rafael Mariano: “Queremos equipar futuros obreiros” – Imagem: Arquivo pessoal

Ele próprio é fruto desse trabalho: “Fiz o curso básico em 2001 e tenho visto a AGRADE cumprir fielmente o seu desígnio: preparar semeadores”. Somente em 2025, mais de 3,5 mil alunos passaram pelos bancos da escola. Muitos buscam mais do que conhecimento da Palavra de Deus para melhor viver sua fé e experiência cristã — grande parte tem aspirações ministeriais. “Eles almejam posições específicas na obra de Deus, como a de obreiros, evangelistas ou pastores”, informa a Prof.ª Isabel Sodré Soares, uma das docentes mais experientes da instituição.

A Prof.ª Isabel Soares, à frente, com um grupo de alunos da AGRADE, diz que o aprendizado dá confiança ao chamado ministerial – Imagem: Arquivo pessoal

Segundo Isabel, muitos alunos já integram ministérios ou lideranças em diversas áreas da Igreja. “Chegam com objetivo definido. Outros vêm estudar por interesse pessoal e, tocados pelo aprendizado, desenvolvem amor pelo estudo da Palavra.” Graduada em Teologia e com pós-graduação em Ensino à Distância e Tecnologias Educacionais, Isabel é uma das, aproximadamente, 1,5 mil docentes e integra a equipe de ensino desde 2008. “A AGRADE tem um papel fundamental ao estimular o desenvolvimento espiritual, o que dá aos estudantes confiança para assumir seu chamado ministerial. São pessoas que farão diferença por onde passarem, levando o conhecimento do Evangelho.”

Isabel reforça que o currículo da AGRADE é de excelente qualidade. “Desde o curso básico, os alunos vão aprimorando seu aprendizado. Hoje, tenho alunos que estudam comigo há três anos seguidos”, aponta. Para se matricular, o único pré-requisito é ter o Ensino Médio completo. “Assim, não apenas membros da Igreja da Graça, mas também pessoas de outros ministérios vêm estudar conosco.”

De acordo com o reitor Rafael Mariano, a principal expectativa dos matriculados é compreender o contexto histórico-cultural dos livros bíblicos para entender a intenção dos autores. “Para atender a essa demanda, reformulamos nossos cursos, conferindo-lhes um ar mais acadêmico, mas sem deixar de lado a simplicidade na transmissão do conhecimento”, explica o professor. “O objetivo da AGRADE não é formar ‘teólogos de escritório’, mas sabemos que é importante equipar bem os futuros obreiros, pois precisamos saber explicar a razão da nossa fé, conforme o texto de 1 Pedro 3.15.”

Esse foi o caminho do analista de sistemas Agilson de Camargo, aluno de Análise Bíblica — curso que percorre a Escritura, livro por livro, ao longo de dez meses. “Busquei esse aprendizado, inicialmente, para desenvolver minha vida devocional; mas, com o decorrer das aulas, entendi também que era uma oportunidade de contribuir para o crescimento da Igreja de Cristo”, comenta o aluno da unidade de São Bernardo do Campo (SP), cidade onde é membro da IIGD. “Os cursos oferecem boa base acadêmica e materiais de excelente qualidade.”

Após o curso de Análise Bíblia, Agilson já almeja voos mais altos: “Vou começar a lecionar” – Imagem: Arquivo pessoal

Agilson destaca a importância de aprofundar o entendimento da Bíblia, conhecer sua história, seus autores e o contexto no qual seu conteúdo foi inspirado pelo Espírito Santo. Ele está tão envolvido que pretende lecionar na AGRADE. “Creio que esse é o chamado de Deus para minha vida.” As matrículas para 2026 já estão abertas e podem ser feitas pelo site da instituição https://www.agrade.com.br/cursos/ead/ou contato pelo e-mail agrade@ongrace.com para mais informações.

Conheça os cursos oferecidos pela Academia da Graça de Deus:

Análise Bíblica (livro por livro da Bíblia) – dez meses de duração

Introdução Bíblica (Bibliologia, História de Israel e Hermenêutica) – dez meses

Fundamentos da Fé (conteúdo introdutório à Teologia: Bibliologia, Hermenêutica, Tópicos de Teologia Sistemática) – dez meses

Capelania – quatro meses

Preparatório de Obreiros – quatro meses

Estudos da Fé – quatro meses

Estudos da Oração Bíblica – quatro meses

O Espírito Santo e seus dons – quatro meses

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.