> Mensagem de Hoje

Preparação para a guerra

Se, primeiro, lermos Juízes 6.1, vemos que os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do SENHOR, e Ele permitiu que os midianitas os atacassem e lhes tomassem os recursos, incluindo os alimentos produzidos nos campos (v. 3,4). Quando buscaram o Senhor, Ele enviou um profeta que percorreu várias cidades para lembrá-los de que não poderiam adorar os deuses cananeus (v. 7-10). Como não deram ouvidos, o castigo veio.

Durante sete anos, midianitas, amalequitas e outros povos do Oriente se juntaram para atacar os campos dos israelitas e levar embora toda a colheita (v. 33). Nada os detinha. O profeta já tinha advertido o povo sobre o motivo daquela opressão. Tendo ouvido a palavra do homem de Deus, o jovem Gideão levou o trigo colhido para um lagar, a fim de malhá-lo em um local escondido dos inimigos de Israel que estavam voltando para saquear o alimento (v. 11).

O anjo do Senhor foi até onde Gideão malhava o trigo e saudou-o, dizendo que Deus era com ele e chamando-o de varão valoroso (v. 12). Ao ouvir tal saudação, Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas (v. 13). O Altíssimo lhe disse que fosse naquela fé, pois salvaria seu povo (v. 14).

Primeiro, Gideão destruiu o altar do seu pai em homenagem a Baal (v. 25-32). Depois, arregimentou homens para se juntarem a ele na guerra pela libertação do seu povo. Para começar, ele e o grupo de “soldados” que o Senhor lhe deu levantaram-se de madrugada e acamparam junto à fonte de Harode (termo em hebraico que significa tremor), próxima a um acampamento midianita (Jz 7.1). 

Gideão escolheu esse lugar, porque o julgava estratégico para iniciar o ataque. Sem dúvida, ele deve ter orado para que Deus o dirigisse; afinal, sem o Senhor não há vitória. O próprio Jesus enfatizou: Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque Sem mim nada podereis fazer (Jo 15.5). Então, se há algo estranho impedindo-nos de viver bem, temos de buscar a face do Altíssimo para saber como proceder; sem a orientação divina, fracassaremos.

Por vezes, quando nos aproximamos mais do Senhor, parece que as adversidades e tentações aumentam, mas isso é apenas um sinal do que já estava ocorrendo conosco. Ao sermos instruídos a fazer o certo, vemos que, antes, nós nos desviávamos dos alvos estabelecidos por Deus, porque o diabo colocava diante de nós coisas que temos de expulsar da nossa vida. Confessar a Deus os nossos pecados nos trará perdão e nos preparará para a guerra da qual nós e nossa família sairemos vencedores!

Note que, no caso de Gideão e seus soldados, o Senhor não comissionou um grupo de pessoas experientes em batalhas. Deus nos escolheu, porque, mesmo sendo neófitos, podemos aprender a guerrear com Ele e sair vitoriosos; assim, Ele receberá toda a glória que lhe é devida. 


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

2024-12-15 03:00:00
» Leia Mais