A congregação dos anciãos

Foto: Nicolas Houdayer

Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá.

1 Samuel 8.4

Quantas vezes Deus deve ter falado a Nadabe e Abiú, filhos de Arão, que deixassem o pecado, mas eles não quiseram! Ora, esses homens podiam entrar na presença divina, mas seus dois outros irmãos não: Depois, disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e inclinai-vos de longe (Êx 24.1). Nada do diabo pode influenciá-lo a deixar o Senhor, então vigie e ore para não cair nas tentações.

Agora, grande foi a indignação entre os israelitas, pelo fato de os dois filhos de Samuel agirem de modo errado. Eles só julgavam alguma causa se recebessem propina (1 Sm 8.1-3). Que feio! Por que cometiam tamanha maldade, quando sabiam do caráter de seu pai, o qual jamais aprovaria tal procedimento? Por que fizeram isso, se tiveram uma boa educação dos pais para servirem a Deus sobre todas as coisas? Eles ficaram conhecidos como maus!

No início do nosso ministério, um pastor de outra igreja, que era meu amigo, começou a trabalhar conosco. Perguntei-lhe se havia no seu passado alguma coisa ruim que ele havia praticado. Ele disse que sim, explicando que tivera um caso com uma mulher, e acrescentou que havia se arrependido de verdade e estava recuperado. Porém, avisei que, se voltasse a cair, não me procurasse mais.

Um dia, um obreiro veio me dar a chave do templo, dizendo que aquele tinha avisado que não podia mais ser pastor da nossa igreja. Em nossa conversa, ele, em lágrimas, abriu o coração, contando que, na antiga igreja dele, nos domingos pela manhã, o templo cheio, quando ele ministrava a mensagem sobre santificação, a mulher no banco meneava a cabeça, como se dissesse: “Logo você!”. Ele, então, passava o púlpito para o auxiliar e saía chorando.

Sem dúvida, os anciãos de Israel amavam Samuel, por isso se juntaram a ele e protestaram contra o procedimento dos filhos do profeta. É doloroso quando isso é verdade! Agora, certamente o profeta os repreendia, mas, em troca da Palavra ensinada, eles mentiam. Quem tem o Espírito Santo jamais se engana com respostas mentirosas. Os servos do Altíssimo sempre discernem a verdade da mentira. Já os fracos na fé precisam da ajuda do Senhor.

Quando o culpado afirma que não cometeu o pecado do qual o acusam é como se ele repetisse o erro. Ele não teme a Deus, e o seu futuro é incerto. Ninguém ilude a pessoa que conta com a assistência do Senhor. Se ela insiste em saber a verdade, é para salvar tal cidadão. Muitos não conseguem entender que ser sincero é a melhor atitude. Deus perdoará se houver arrependimento verdadeiro.

Se alguém não se arrepender da sua transgressão jamais será perdoado nem aqui nem na eternidade. Somente a sinceridade, sem omitir nenhum detalhe, trará o perdão capaz de recuperar esse indivíduo para o Reino de Deus. O espírito da mentira só sairá do transgressor quando ele confessar as suas iniquidades.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Pai perdoador! Existem pessoas que não medem as consequências ao praticarem o pecado. Se algumas sentem uma dor alucinante, gritam até que o remédio faça efeito. Deus, só haverá remédio para quem se arrepender!

Senhor, por que muitos se acham diferentes de quem pecou? Esse demônio que habita nesse coração é o pior deles, pois levou tal pessoa a fazer o pacto de não falar a verdade, guardando o segredo pela eternidade!

Ajuda esse transgressor a se livrar da perdição sem fim. As mentiras dele serão como combustível para o lago de fogo eterno. Tu não lhe ofereces a condenação, e sim o Céu de luz. Pai, salva essa pessoa!