A fidelidade da aliança

Foto: Annie Spratt

E fez as suas jornadas do Sul até Betel, até ao lugar onde, ao princípio, estivera a sua tenda, entre Betel e Ai.

Gênesis 13.3

Na Bíblia, não vemos o Senhor ordenando a Abraão que vá ao Egito. Portanto, não podemos afirmar que esse era o plano de Deus. Porém, é nítido todo o cuidado do Altíssimo para com o Seu servo, ao não permitir que Faraó consumasse o casamento com Sara, a princesa do Senhor. Mesmo estando na terra do pecado, o Todo-Poderoso amparou o patriarca em tudo: E ia Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro (Gn 13.2).

Ao retornar, Abraão realizou as suas jornadas, indo para onde esteve primeiro, Betel, cidade localizada em Canaã. A Aliança de Deus foi cumprida à risca. Na minha mocidade, presenciei um pastor fazer uma confissão errada. Como estava em adultério, dois homens de Deus foram alertá-lo quanto ao estado espiritual em que se encontrava. No entanto, o pregador disse que o Senhor aprovava aquele caso, fazendo a sua igreja crescer. Ele não vigiou!

O Altíssimo nunca aprovou o pecado de ninguém, nem mesmo de Davi, considerado homem segundo o coração de Deus (At 13.22). É nossa obrigação andar diante do Senhor, levando a Sua Palavra para onde formos. A desobediência aos mandamentos abre a porta para o diabo agir em nós e em nossa família. O pecado é o que há de pior na vida de um filho de Deus. Antes de os servos caírem no erro, o Espírito Santo Se esforça para convencê-los a não se desviarem (Jo 16.8).

Tempos depois, aquele pastor foi passar o Carnaval em uma ilha perto do Rio de Janeiro para descansar e buscar o Altíssimo. Em um domingo, ele pediu ao seu filho de 23 anos que fosse comprar pão. Após saltar do barco, perto de chegar à padaria, uma bala perdida matou o jovem. O desespero do pai foi grande ao ver o que tinha ocorrido! Não vale a pena se afastar de Deus. Volte para Ele!

O fato de Abraão estar cada vez mais próspero exemplifica o cenário do que o Onipotente deseja para Seus filhos. Quem defende a teologia da miséria, do pecado e das reclamações feitas dia e noite a Deus precisa meditar sobre a razão de o Espírito Santo ter usado Moisés para escrever acerca da vontade celestial para os Seus servos. Os sábios alegram o Senhor de verdade!

Como o mundo seria se o Israel do passado demonstrasse aos demais povos o respeito pela Palavra de Deus? Ela assume o lugar de Jesus no dia a dia. Na verdade, o Salvador dá testemunho do que está escrito na Bíblia, quando a lemos, e nos fala por meio de pregações ungidas. É triste ver os perdidos indo a lugares onde o Senhor é ridicularizado por vândalos espirituais, que O negam em quase tudo!

Una-se a Cristo, fazendo a obra dEle, e nunca volte ao pecado. Jamais ceda às tentações, que só servem para abrasá-lo e, depois, fazê-lo pecar. Seja submisso a quem morreu na cruz para fazê-lo uma nova pessoa. Temos o temor a Deus, por isso devemos viver contentes todos os dias. Vamos anunciar esse temor aos perdidos?


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus de Abraão e nosso também! Contamos com o Teu auxílio, vivendo na Tua Palavra e honrando a Tua santidade. Não queremos andar atrás daqueles que se dão à baixeza espiritual, e sim viver diante da Tua presença, respeitando-Te como deve!

Tu nos tomaste do mundo. És nosso Pai! Tu nos santificaste e nos recriaste. Para nós, o que passou passou, pois não desejamos voltar aos caminhos sujos do passado. Por isso, ajuda-nos a viver em Ti!

Livra-nos do mundo das transgressões e dos encontros malignos, que contaminam a nossa alma. Almejamos Te dar o direito de nos usar para salvar os perdidos que estão em toda parte. Amém!