A glória devida

2024-06-28 03:00:00
Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; adorai o SENHOR na beleza da sua santidade.
Salmo 29.2
No versículo anterior, a Palavra fala que os filhos dos poderosos devem dar ao Senhor glória e força. Neste, o rei Davi, usado por Deus para repassar a revelação, afirma que devemos dar a glória devida ao Nome do Senhor. Naturalmente, não significa fazer declarações vazias de poder, falar por falar ou proferir palavras apenas para satisfazer a alguém. Tem a ver com determinar em o Nome de Jesus com a força e a fé necessárias para realizar bem a obra!
Devemos sempre examinar como falamos e vivemos, de modo a não falharmos. Toda vez que somos atacados por algum mal, temos a oportunidade de mostrar quem vive em nós: se é o Senhor ou o diabo. O melhor é ter a Deus como o Senhor da nossa vida, ou seja, das nossas escolhas e decisões. Nada de dar espaço ao inimigo para que ele sugira algo ou dirija o nosso viver.
Vejo na resposta do jovem Davi ao gigante Golias, quando este o amaldiçoou pelos seus deuses, uma demonstração do que é dar a glória devida ao Senhor (1 Sm 17.42,43). Aquele filisteu foi tolo ao amaldiçoar o servo de Deus e incorreu no grande erro que acabou dando a vitória ao filho de Jessé (Gn 12.3; 1 Sm 17.50). Golias desafiou o Senhor dos Exércitos, e essa atitude irritou o Todo-Poderoso. E, assim, o gigante foi entregue nas mãos do jovem Davi, que cumpriu com satisfação a ameaça que proferira ao inimigo. Que Deus também entregue seus algozes em suas mãos!
A resposta do servo de Deus foi clara: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado (1 Sm 17.45). Quem tiver o Guarda de Israel (hoje, Guarda da Igreja) a seu lado jamais perderá uma batalha. O Altíssimo é fiel em todo o tempo. Ele tem um cuidado maior por nós do que nossos pais tiveram quando éramos bebês!
Quando tentados, devemos dar a glória devida ao Nome do Salvador. Assim, o cuidado do Senhor se provará nos momentos de tribulação. Não abandonemos nem desperdicemos esse poder absoluto, pois Jesus nos conduz em triunfo e glória (1 Co 15.57). Por que não entrar na luta com a vitória assegurada, se isso é promessa dos Céus? Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda (Sl 91.10).
Temos de adorar a Deus na beleza da Sua santidade, e isso acontecerá quando, em nosso interior, houver desejos puros tanto em assuntos comerciais quanto pessoais, como amizades e no casamento. Fique atento! Jamais deixe passar as oportunidades que o Altíssimo tem lhe dado para se mostrar puro. Seja firme nas suas decisões. Para o que é sim, diga sim; mas, para o que é não, responda não!
Quem dá a glória devida ao Nome do Senhor e O adora irá conhecê-Lo como dEle é conhecido. Ele é o Criador e Sustentador de tudo. Aproxime-se de Deus e conte com a mão divina estendida a você, envolvendo-o em todo o tempo. Decida glorificar o Santo Nome. Com Cristo, você vencerá!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus do Nome e da santidade! Não deveríamos temer nada, pois temos a Tua ajuda. Tu nos envolves, inspiras e lutas por nós. É bom participar da Tua obra continuamente, pois isso nos conduz à vitória e à liberdade. Agradecemos por nos amares!
Com a Tua orientação, daremos ao Teu Nome a glória e Tu operarás em e por nós. Somos Teus filhos adotivos e Te amamos de todo o coração, por isso concede-nos o poder de fazermos a obra como desejas, para que sejas engrandecido!
Ainda que sejamos fracos por nós mesmos, em Ti teremos a força que nos tornará Teus verdadeiros guerreiros. Nós Te amamos e glorificamos, para que o poder do Teu Nome Te enalteça. Pai, ajuda-nos a Te servir!