A glorificação de Jesus

Foto: Edwin Andrade

E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado.

João 17.10

Essa declaração de Jesus é fantástica! O Salvador mostrou como Ele é glorificado no Céu. Isso serve de exemplo para quem é chamado para ser salvo e Lhe atende, passando a ser um servo bendito do Senhor. Ao meditar nessa afirmação, a habilidade para usar o que o Pai e o Filho possuem nos é concedida. Faremos as mesmas obras realizadas por Jesus (Jo 14.12), por intermédio de Quem possui todo o Universo. Somos membros do Seu Corpo!

Podemos ter tudo de Deus, quando Ele puder ter tudo de nós. Quanto mais nos entregamos ao Senhor, mas Ele Se entrega a nós. Jesus afirmou: Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim (Jo 17.23). Tudo em Deus nos diz respeito, então deixemos que Ele nos molde à Sua imagem e semelhança.

O apóstolo Paulo foi usado pelo Santo Espírito para aumentar o nosso conhecimento, falando sobre o que há no mundo como possibilidade de sermos usados pelo Senhor para fazermos o bem a todos: Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso (1 Co 3.21). O louvor sempre deve ser dado ao Senhor, que dotou Seus servos com a capacidade de fazer bem ao próximo, dar-lhe alegria e ajudá-lo a viver melhor, colocando fim ao seu sofrimento.

Quão bom seria se vivêssemos livres de qualquer pensamento do tipo: “Isso é meu, e Deus não pode colocar as mãos nisso”. Se entendermos que podemos ser um com Deus, compreenderemos que aquilo que é nosso também pertence a Ele, e vice-versa. Por isso, para haver plena comunhão com o Pai, Ele nos ensina a necessidade de priorizar o Seu Reino: Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6.33).

A Bíblia declara que todas as coisas nos pertencem: Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro, tudo é vosso (1 Co 3.22). Outro ensino diz que quem serve generosamente ao Senhor prospera, mas quem se limita tomará a estrada errada: Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo (Lc 6.38).

Deus criou a semente, colocou-a na natureza e disse: E digo isto: Que o que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará (2 Co 9.6). Muitos ofertam com avareza, dando para a obra divina a menor quantia, mas para si e os seus escolhem o melhor. Parece que não amam Aquele que os levará para viver no Céu.

Quanto o Senhor cobra pela semente plantada pelo homem, a qual produzirá outras iguais a trinta, a sessenta e a cem por um (Mt 13)? Nada. No entanto, muitas vezes, o filho de Deus não se lembra das necessidades da seara divina e não entrega o dízimo para ter mantimento na Sua casa (Ml 3.10). Quantas vezes deixamos de evangelizar em novos campos por falta de recursos? Ore e creia!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor, Dono de tudo! Queremos atingir a posição expressa por Jesus, quando disse que o que tinha pertencia a Ti, mas somos egoístas e não Te reconhecemos como Criador e Senhor de tudo o que vem às nossas mãos. Somos gratos por nos amares tanto!

Como podemos dizer que Te amamos, se consideramos até os nossos últimos centavos de modo egoísta, sem demonstrar a liberalidade para repartir com quem nada possui? Precisamos ser como Jesus, o Abençoador.

O Salvador afirma ser Teu o que também é dEle e Se sente glorificado nisso. Nada melhor do que seguir o exemplo dado por Cristo. Então, concede-nos o tipo de fé que habita no Filho, só assim Te agradaremos!