A grande responsabilidade

Foto: Daniel Fatnes

Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada.

Efésios 3.2

Todo salvo deve se ater a essa declaração de Paulo. Se não entendermos a dispensação que o Senhor nos deu da graça divina, andaremos vacilantes, enfrentando problema após problema. Agora, se tivermos ciência da nossa missão, faremos a obra do Altíssimo com mais cuidado e obteremos sucesso. Nem todo cristão da época de Paulo foi prisioneiro como ele, mas muitos fizeram a obra como Deus determinou!

Devemos seguir os passos do Filho de Deus e nunca nos desviar. No dia em que lavou os pés dos discípulos, Ele falou: Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (Jo 13.15). Agindo assim, nós louvamos o Seu Nome e O glorificamos por ser o Pai que cuida de nós (Lc 12.22-32). Não podemos fazer a nossa própria obra, e sim a que Ele ordenou (Mt 28.18-20).

Nunca encontraremos alguém como o Senhor: o Exemplo de amor perfeito e verdadeiro. Só Ele é digno de dedicarmos a nossa vida a imitá-Lo. Podemos ter Jesus morando e operando por nosso intermédio, mas, para isso, precisamos cumprir este quesito: Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada (Jo 14.23). É fácil ser usado por Ele!

Procure conhecer a dispensação da graça de Deus que lhe foi confiada, pois, caso não entenda o seu propósito em Cristo, a humanidade ficará sem essa bênção. Se você for obediente e se dedicar a fazer o que Ele determinou, será um exemplo e influenciará muitas pessoas. Ficar uns dias em “Jerusalém” o preparará para entender a tarefa dada pelo Senhor (At 1.4-8). Esse é o segredo!

Nada é mais reconfortante do que saber por que fomos chamados para sermos ministros do Novo Testamento. Não podemos agir como os profetas do passado, que tinham a incumbência de apontar Jesus como o Messias. Hoje, nós anunciamos o Evangelho de modo claro; afinal, Cristo já veio e declarou: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6).

Devemos usar a graça recebida do trono de Deus em favor de quem se aproxima de nós para ser abençoado. Caso contrário, daremos conta do que deixamos de fazer para alcançar vidas para Cristo. Só podemos seguir o conselho do Senhor, o qual nos ama e deseja nos fazer Seus instrumentos, conforme Ele o fez com Seus discípulos. Aja como Jesus, e você dirá, no final da caminhada, que fez tudo certo (2 Tm 4.7).

Entenda a dispensação da graça de Deus na sua vida, cumpra o que Ele disse, e os seus sonhos nunca se frustrarão. Se todo cristão agir assim, certamente, os Céus se alegrarão de maneira esplendorosa (Lc 15.7). Só temos este tempo para agradar ao Senhor. Então, não desperdice a unção! Glorifique o Salvador, cumprindo o propósito que Ele lhe entregou.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus de verdade e amor! Temos sido desleixados ao receber a Tua graça e não cumprir as Tuas ordens. Não podemos viver dessa maneira. Necessitamos acordar enquanto é tempo e fazer a Tua vontade dia e noite. Ajuda-nos a ter Tua sabedoria!

Precisamos conhecer a Tua graça, pois, com ela, faremos prodígios. Queremos ser usados cada vez mais por Ti para salvar aqueles que ainda resistem à Tua mensagem. Assim, no final dos nossos dias, Tu nos receberás por termos sido instrumentos em Tuas mãos. 

Desperta a Tua Igreja e faz as pessoas entenderem que a riqueza que devemos buscar vem de Ti! Pela Tua graça, acessaremos até os corações mais endurecidos no pecado!