A ira divina foi retardada
2024-12-31 03:00:00
Por amor do meu nome, retardarei a minha ira e, por amor do meu louvor, me conterei para contigo, para que te não venha a cortar.
Isaías 48.9
O Senhor avisou aos israelitas que a culpa deles era muito grande e só não lhes daria o fim ao qual faziam jus por amor do Seu Nome. Ele havia prometido aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó que os abençoaria e estenderia essa bênção à semente deles. Os pais dos hebreus agiam corretamente, seguindo as orientações do Céu; porém, grande parte dos seus descendentes não honrou o compromisso feito pelos seus pais e fizeram coisas erradas.
Hoje, Deus nos separa para fazermos parte do Seu povo e vivermos com Ele para sempre. Por isso, a bênção é transmitida aos que foram salvos por nosso intermédio e nossos familiares. Porém, com o tempo, muitos se envolvem com as tentações trazidas pelos anjos do maligno e se desviam da Verdade. Quem deixou de trilhar o caminho do Céu não é feliz aqui na Terra e, caso não volte para Deus, estará proibido de entrar no Reino celestial. Esteja atento!
Por amar o Seu Nome – a autoridade usada por nós para realizar a obra –, o Senhor nos tem feito buscar mais ovelhas perdidas. Ele vê a nossa luta para as conduzirmos à salvação. Há casos em que parece impossível levá-las à conversão e santificação, mas a misericórdia de Deus fez o Salvador agir, para que seus nomes não fossem riscados do livro da vida. Por amor do Seu Nome, Deus retarda a Sua ira. Ore!
O Senhor tem presciência. Ele sabe que muitos se desviam por causa dos maus desejos em seus corações. Sem prestar atenção ao perigo que correm, fazem propaganda do seu modo de vida antes da conversão a Cristo e dizem que, agora, longe do caminho do Senhor, são felizes de verdade. Como podem fazer isso com o Ser que os criou, resgatou e tem avisado sobre o fim dos ímpios no lago de fogo e enxofre? Vigie para não se perder!
Quando o tempo e a paciência do Senhor se esgotarem, e Deus disser que nada fará pelos que jazem no pecado, ou criam situações desagradáveis à comunhão pacífica entre os povos, Ele não mais retardará a Sua ira. Então, quem estiver em dívida com o próximo verá como dói viver em desacordo com as orientações do Céu. O amor de Deus para com o Seu Nome O faz agir fortemente, para que o cristão proceda conforme a Sua Palavra.
Deus Se contém em relação ao homem até vê-lo desconsiderar Seus avisos; então, toma a decisão correta de proteger os inocentes, os quais sofreriam abusos de pessoas que se dizem salvas. O Altíssimo afirma que cortará quem age contra a felicidade dos Seus filhos. Jamais confie no seu pressentimento, pois ele não norteia as decisões do Onipotente. Viva sob o temor do Senhor continuamente (Pv 9.10)!
O reino do Norte, composto pelas dez tribos que se separaram da casa de Davi, usou e abusou da paciência de Deus. No entanto, chegou a hora de o Senhor tomar uma atitude. Ele não teve alternativa: permitiu que a Assíria invadisse o reino do Norte e levasse cativo o melhor da nação. Da mesma forma ocorreu com Judá, que fez como Samaria e se tornou escravo de Nabucodonosor durante 70 anos.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus paciente, mas não tardio! Por amor do Teu Nome, avisaste os do reino do Norte que a Tua ira não mais seria adiada. Ela veio sobre Samaria, o qual viu que o coração do rei assírio era mais duro do que pedra!
Tu disseste também que, por amor do Teu louvor, estavas impedido de repreender os habitantes de Judá. Mas, por incrível que pareça, eles não aproveitaram o tempo que Tu lhes deste para não entregá-los ao inimigo. Assim, os babilônicos os destruíram!
Senhor, tem misericórdia da Tua Igreja, comprada pelo sangue de Jesus, o nosso Exemplo. Tu tens visto Teus filhos se desviarem para as transgressões praticadas por aqueles que não Te conhecem. Perdoa-lhes, Pai!