A justiça divina em ação

Foto: Planet Volumes

Feriu, porém, o SENHOR a Faraó com grandes pragas e a sua casa, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

Gênesis 12.17

A justiça de Deus nunca falha e dá ao homem a oportunidade de se arrepender das suas más obras. Nem mesmo os salvos estão livres de pagar pelos seus erros, pois assim determina o Altíssimo: A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele (Ez 18.20). Cuide-se!

Se observarmos bem, os justos precisam exceder na prática da sua fé, porque está escrito: Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o fará escapar no dia da sua prevaricação; e, quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo, pela justiça, poderá viver no dia em que pecar (Ez 33.12). Somos cartas de Cristo e jamais podemos errar!

Faraó se sentia o dono do Egito, um país com grande poder, por isso tinha a obrigação de ser exemplo para todos. Ao saber que Sara era mui formosa, ele a quis como esposa e, ao ouvir que o homem que andava ao seu lado era seu irmão, achou que ela era mais uma que poderia fazê-lo feliz. Porém, coisas tremendas logo começaram a afligir esse rei e seus familiares. Após indagar, descobriu que Sara era casada.

Ao pecarmos e não nos arrependermos, as maldições aumentam a sua ação em nossa vida. Caso não tomemos a decisão certa, veremos que não se brinca com o Senhor. Há um relato de um homem que, ao assistir a um culto em seu país, começou a chorar de repente e contar que, alguns anos antes, roubara um porco de um vizinho e, naquele momento, só via o animal diante dele.

Quando alguém comete iniquidade e não a confessa ao Senhor, abre a porta para o diabo entrar e fazer a sua destruição. Alguns acham que o erro não deve ser revelado à pessoa prejudicada, e sim apenas ao Senhor, que concede o perdão ao pecador, para que o diabo não atue mais na vida dele. Ninguém tem licença para pecar; porém, se isso acontecer e confessarmos os nossos pecados, ele [Deus] é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1.9).

Bem-aventurado é aquele cujo pecado é descoberto e publicado, pois, ao mostrar arrependimento, é perdoado. Agora, se o mantiver escondido, enfrentará o Juízo eterno e, então, poderá ser enviado para as trevas exteriores. Fazendo o certo diante do Senhor, essa pessoa voltará à comunhão com Ele. Se ela sofrer a punição exigida pela lei, voltará a desfrutar da paz de Deus.

Faraó se desesperou ao ver as grandes pragas enviadas contra ele e sua casa. Isso ocorreu porque ele não tinha autorização para tocar na matriarca da família de Jesus. O rei chegou perto do ilícito, que lhe custaria a vida no lago de fogo e enxofre. O Senhor ordena: Não toqueis nos meus ungidos e não maltrateis os meus profetas (Sl 105.15). Ouça e atenda!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, que cuida dos Seus! Os homens pensam que podem agir de qualquer maneira, que Tu, ó Altíssimo, não tomará conhecimento. Isso é puro engano! Não há como o pecado ficar oculto, porque tudo o que fazemos o fazemos em Ti. Perdoa-nos!

Como era a vida naqueles dias? Não sabemos, mas as pessoas de hoje são iguais às dos dias de Abraão. Elas praticam as mesmas obras, mentem, enganam e adulteram. Assim, o nome delas será colocado junto ao de quem já está condenado!

Olha para as pessoas que leem esta mensagem! Muitas estão “no vermelho” por causa dos seus maus atos. Caso não os confessem, serão inquilinas do Inferno pela eternidade. Perdoa a quem se arrepende e ora neste momento!