A lei e a justificação

Foto: Yannis H

2024-04-14 03:00:00

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados. 

Gálatas 3.24

Antigamente, os reis e as pessoas de sucesso na vida empresarial contratavam aios – mestres – para educar seus filhos até a idade adulta. Eram pessoas que viviam para instruir as crianças no caminho certo. Esses orientadores agiam como pais, dando a instrução correta para tornarem seus alunos cidadãos de bem. Atualmente, em alguns países, existe algo parecido com os aios do passado, mas bom mesmo é quando a criação ocorre dentro de um lar temente a Cristo.

Espiritualmente, somos como crianças necessitadas de mestres que nos levem a Jesus, para conhecermos as Escrituras. Nisso entra o papel da igreja, oferecendo classes especiais para as crianças e ajudando na formação de pessoas de fé, e não somente com conhecimento científico. Os professores das escolas bíblicas devem ser maduros na fé em Cristo, batizados no Espírito Santo e conhecedores da doutrina bíblica.

Os judeus tinham a Lei de Moisés como aio, para não se desviarem dos preceitos de Deus. Hoje, a Lei está revogada por conta do sacrifício de Cristo, o qual manifestou a justiça divina; logo, devemos aprender aos pés do Mestre (Hb 7.18,19). Para aqueles que ainda não aceitam Jesus como o Messias, fica impossível ensinar aos filhos a Verdade. Eles só verão o quanto perdem após terminar o tempo dos gentios. Precisamos ministrar esses ensinamentos em nossas pregações.

Depois de ouvir o Evangelho pela primeira vez, a pessoa precisa receber orientação de quem conhece bem o caminho da salvação, para não cair na fé nem desanimar com as provações e tentações que surgirão pelo caminho. Tudo isso agradará a Deus. Na obra do Senhor, há oportunidades para todos e variedades de assuntos a serem sanados, quando todos já tiverem conhecimento de como proceder diante das situações. Essa é a nossa nobre missão!

Por si mesmo, fica difícil alguém encontrar o Caminho e permanecer nele, mas, com a ajuda de experimentados membros do ministério, os iniciantes terão boa base para não se perderem no emaranhado de doutrinas do mundo. Muitos deixam de prosseguir na caminhada ao Céu por não terem sido ensinados a agir durante as dificuldades. Nenhum pastor sabe como agir na sua igreja, até aprender das Escrituras os princípios elementares da fé cristã.

Nunca podemos nos esquecer de que a justificação se dá pela fé, que vem ao nosso coração, quando ouvimos a pregação da Palavra. Essa bênção é mais do que necessária, pois por ela os discípulos se tornaram cidadãos de bem após a morte e ressurreição de Cristo. Não dá para alguém viver no Evangelho, sem o entendimento completo da fé em Jesus. Ao ser inocentado, a velha vida de pecado é sepultada, e a pessoa muda totalmente.

Tendo bons mestres, com o tempo, todos conhecerão mais de Deus, e, então, a igreja será de fato a casa de Cristo, onde tudo irá bem. Há muito a aprender, e é bom ter a alma liberta das tentações, vivendo para semear o amor e resolver os problemas de cada dia com Jesus na direção. Você será parte importante no Reino de Deus, depois de justificado por Ele.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor, Mestre dos mestres! Tu revelaste que há cinco ministérios importantes na Tua casa chamada de Igreja. Um deles é o de mestre, quando as pessoas recebem a Tua sabedoria para ensinar aos principiantes sobre como se conduzir prudentemente na obra!

Temos uma missão a cumprir: ensinar aos recém-convertidos a viverem o bem da Tua obra. Assim, eles serão produtivos e bem formados. Não temos tempo para gastar com futilidades, e sim temos de apoiar os que desejam ser bem-sucedidos na fé!

Fomos conduzidos a Cristo para conduzirmos outros. Porém, há alguns que ainda não se aperfeiçoaram na doutrina do Novo Testamento, a base para os nascidos de novo fazerem o melhor nesta geração. Nós Te amamos por teres nos chamado!