A maior bênção
2024-10-06 03:00:00
E vos livrarei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.
Ezequiel 36.29
Os 70 anos do cativeiro de Israel na Babilônia, que deveria ser um período de aprendizagem para o povo temer o Senhor, não tiveram eficácia nesse sentido. Agora, o que lhes aconteceu são lições preciosas para nós, a fim de não sairmos da graça divina (1 Co 10.11). Eles não tinham condições de se tornar vencedores de uma hora para outra, pois o Messias ainda não tinha vindo e pagado o preço da redenção da humanidade.
Desde o nascimento, todos já estão contaminados pela imundícia trazida pelo diabo com o pecado de Adão, quando passou a reinar sobre o homem (Rm 5.12). Esse reinado foi desmascarado com a chegada da Lei de Moisés. Aqueles que decidiram sobreviver a ela podem ser considerados heróis, ainda que suas normas exigissem a pena até sobre a infração de um mínimo ponto (Gl 3.10; Tg 2.10). Hoje, podemos viver completos e realizados na presença de Deus, porque o que reina sobre nós é a lei perfeita da liberdade (Tg 1.25).
O privilégio de sermos discípulos de Jesus é grande, mas, se nos entregarmos às imundícias, seremos apenados no tribunal de Cristo, conforme a Bíblia adverte: Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal (2 Co 5.10). Pobre de quem se deixa levar pela transgressão, pois não terá como se justificar diante do justo Juiz!
Responderemos pelo que fizemos com o nosso corpo. Entenda que Jesus nos libertou completamente das mãos do diabo, como Ele próprio profetizou: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo 8.36). Logo, quem é salvo está livre da força do pecado. Agora, se cair na transgressão, será apenado com os açoites de acordo com o Mestre. Não pense que essa parte da Bíblia será anulada!
Desconheço qual será o tipo de açoites e a quantidade destinada aos pecadores. Cristo falou sobre isso, e é bom nos cuidarmos para que a pena não venha sobre nós: E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites (Lc 12.47). Então, jamais se prostitua. O que é prostituição? É a adição de práticas condenadas pelas Escrituras. Vigie e ore!
Será difícil a prestação de contas, pois alguns não souberam que algo é pecado, mesmo com a explicação do Mestre de que eles serão justiçados: Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá (Lc 12.48). Portanto, o melhor é fugir de quem ensina o contrário das palavras do Senhor.
Os israelitas saíram da Babilônia com as lições aprendidas, mas não entenderam que a Palavra de Deus não passará, ainda que o Céu e a Terra passem (Mc 13.31). É tempo de nos acertarmos com o Criador, vivendo em comunhão com Jesus, amando-O, tendo os Seus mandamentos e cumprindo-os. Assim, seremos amados pelo Pai e pelo Filho (Jo 14.21).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor, que livra das imundícias! Por que voltarmos ao pecado, se fomos salvos, limpos e inocentados das nossas culpas? Os salvos fugirão das armadilhas do inimigo, Te glorificarão com o padrão celestial revelado e viverão na Tua presença. Obrigado, Pai!
Tu prometeste prover os alimentos necessários e multiplicá-los. Do que mais temos necessidade? Queremos ser ensinados por Ti, a fim de sermos guardados das investidas do maligno para nos tirar da salvação. Ajuda-nos a viver em Ti!
Deus, Tu prometeste não trazer mais a fome sobre nós, e podemos acrescentar que também não permitirás nossa vergonha ou derrota. Na batalha da santidade, há tudo de que precisamos da Tua parte!