A maior certeza da vida

Foto: David Pineda

Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!

Apocalipse 1.7

Entre todas as revelações na Bíblia a respeito dos dias vindouros, a volta de Jesus é a nossa maior certeza. Para sabermos sobre qualquer assunto, basta buscarmos no Livro Santo, pois o que Deus diz é 100% certo e jamais falhará. A honra dos Céus estaria em jogo se a volta de Cristo fosse cancelada ou não acontecesse. Ele retornará como prometeu (Jo 14.18).

Jesus virá com nuvens de testemunhas, as quais são as palavras do Pai celestial sobre Seu Filho, como as que foram ouvidas após Seu batismo no rio Jordão: E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo (Mc 1.11), bem como no monte da transfiguração: E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi (Lc 9.35). Esses testemunhos são a prova de que Jesus é o Filho de Deus e, em breve, voltará.

Uma das primeiras profecias a respeito da segunda vinda de Cristo ao mundo saiu da boca do patriarca Jacó: O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos (Gn 49.10). Os salvos verão Jesus, pois Ele virá nos buscar e levar para a casa do Pai, onde está preparando-nos lugar: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar (Jo 14.2).

A volta de Cristo virá como vem um ladrão, ou seja, quando ninguém espera. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa (Mt 24.43). O apóstolo Pedro confirmou: Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão (2 Pe 3.10).

Esse retorno do Senhor é aguardado pelos salvos, porém haverá choro e desespero para quem for colocado à Sua esquerda: Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41). Já os que forem postos à direita possuirão o Reino dos Céus por herança (Mt 25.34). Prepare-se para ser aprovado pelo Senhor!

Imagine a agonia que tomará conta dos sacerdotes judeus que entregaram Jesus a Roma para ser julgado e condenado à morte! Eles sabiam que, verdadeiramente, Cristo era o Filho de Deus, o Messias prometido pelos profetas, e, mesmo assim, tramaram contra Ele. Também se desesperarão aqueles que O inquiriram e condenaram a morrer na cruz. Nenhuma aflição será igual a que alcançará o coração dos que O traspassaram. Eles poderiam ter crido em Jesus, pois sabiam quem Ele era, mas O rejeitaram (Jo 1.11).

Já aqueles que se desviaram da fé clamarão para serem salvos, mas não conseguirão, porque desprezaram todos os avisos e o convite para, com sinceridade, seguir o Salvador até o fim. Estavam entre nós, mas preferiram andar na contramão e se abrir à influência do inimigo. Alguns mentiram do altar, para que o povo se convertesse, enquanto eles próprios cediam a cada tentação do rei da mentira. Misericórdia!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da segunda vinda de Jesus! Como não Te amar e não dedicar a nossa vida a Ti e à Tua obra? Cristo retornará e levará Consigo os tementes a Ti achados fiéis. Mas nada será mais triste do que ver pessoas chamadas por Ti serem contadas com os perdidos por terem Te negado.

No grupo posto à Tua esquerda se encontrará quem resistiu à voz do Teu Espírito e não quis se voltar para Ti, mas se inclinou para a carne. O Teu convite foi recusado milhares de vezes, por isso ele se desesperará.

Aquele Dia será glorioso para os salvos! Os fiéis têm a certeza de que jamais serão confundidos, pois esperam em Ti continuamente. No coração deles, não há a menor dúvida de que irão para o Lar eterno Contigo. Já passaram da morte para a vida eterna!