A mão do Senhor fez

Foto: Cristina Gottardi

Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso, e o Santo de Israel o criou.

Isaías 41.20

Há propósito em todos os acontecimentos. Portanto, não precisamos temer quando surgem afirmações estranhas a respeito do poder de Deus, que opera independentemente do querer humano. O propósito é mostrar que a mão divina não está escolhida ou envelhecida a ponto de ficar inoperante. Ele é o mesmo hoje, como foi no passado e será para sempre (Hb 13.8). Devemos crer nas declarações do Senhor acerca da eternidade; do contrário, nós nos perderemos.

A mão do Redentor segura o Universo em todo o tempo, conforme garante a Palavra: O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas (Hb 1.3). A mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar (Is 59.1). Creia nela e a utilize!

Após provar que só o Senhor é Deus, Elias mandou um recado a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe (1 Rs 18.44). Ao ouvir essa mensagem, o rei partiu rapidamente para casa. Por mais ligeiros que fossem os cavalos de Acabe, Elias chegou primeiro à cidade: E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jezreel (1 Rs 18.46). Deus age!

Outro que teve a mão do Senhor sobre si foi Esdras, o sacerdote que conseguiu autorização e o material necessário para reconstruir Jerusalém. Mesmo em meio à forte oposição de algumas pessoas, ele terminou a obra: Este Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, Deus de Israel; e, segundo a mão do SENHOR, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira (Ed 7.6). A mão do Altíssimo é forte!

Devemos crer que Jesus nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai (Ap 1.6). Agora, Ele espera que assumamos a nossa missão e não abandonemos a obra, alegando que ela é difícil: Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do SENHOR; a tudo quanto quer o inclina (Pv 21.1). Se o seu coração estiver nas mãos de Deus, será como ribeiros de águas, inclinando-se a tudo quanto Ele quiser!

Na ilha de Pafos, Paulo pregou para o procônsul Sérgio Paulo, que se mostrou interessado no Evangelho, mas um judeu e falso profeta chamado Elimas resistiu àquelas palavras. No entanto, cheio do Espírito Santo, o apóstolo disse a Elimas: Eis aí, pois, agora, contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. No mesmo instante, a escuridão e as trevas caíram sobre ele, e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão (At 13.11).

Desconhecemos o poder que temos nas Escrituras. Muitas vezes, poderíamos fazer mais, porém, por estarmos desligados do Senhor, nada realizamos. Ora, o versículo estudado nesta mensagem diz que todos devem ver, saber, considerar e entender que a mão do Todo-Poderoso fará o necessário, para que, em nossas ações, haja o testemunho do Céu. Deus é o Senhor!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus da Nova Aliança! Aprendemos lições maravilhosas neste estudo a respeito do que a Tua mão deseja fazer em benefício das Boas-Novas. Por isso, pedimos que Tu dês o testemunho celestial de que estamos falando a Tua Verdade!

Quantas vezes quisemos ver a Tua mão operando sobre nós, mas, por preguiça ou por desconhecimento dos nossos direitos, sofremos calados? Entretanto, agora, entendemos, pela Tua Palavra, que a Tua mão está estendida para responder a todos!

Devemos nos lembrar continuamente de que os acontecimentos do passado devem se repetir onde quer que o Evangelho seja pregado. Nós Te amamos e contamos com a Tua forte mão, movendo-se sobre nós para a Tua glória!