A mesma toalha
2025-11-23 03:00:00
Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
João 13.5
Como deve ter sido lindo ver o Salvador lavando os pés dos discípulos! Foi uma lição que todos nós deveríamos ter presenciado, mas simplesmente ter conhecimento desse ato já nos alegra, pois mostra o amor do Senhor em favor dos Seus, segundo a Santa Palavra (Jo 3.16). Não há como não amar o Mestre, o qual nos ensinou a fazer pelo próximo aquilo que gostaríamos que fizessem conosco (Mt 22.39). Amar a Deus faz um bem tremendo, porque, como recompensa, Ele também nos amará. A Ele seja a glória!
Em qualquer parte aonde o Evangelho chegar, veremos as pessoas se alegrarem pelo fato de Cristo ser humilde o suficiente para mostrar a todos o que é o amor de Deus. Então, devemos imitar os Seus exemplos. Ninguém jamais ministrou do mesmo modo que Jesus. Nenhuma das Suas ovelhas foi privada dos ensinamentos dados por Ele aonde quer que fosse, por isso elas se tornavam bem-sucedidas em tudo.
Lembremo-nos da lição anterior na qual Jesus tirou as Suas vestes e Se cobriu com uma toalha. Entenda: Ele não ficou totalmente nu, não Se despiu das vestes interiores; o Mestre usava um calção ou algo parecido. Conforme a Bíblia narra, Isaías andou nu: Falou o SENHOR, pelo mesmo tempo, pelo ministério de Isaías, filho de Amoz, dizendo: Vai, solta o cilício de teus lombos e descalça os sapatos dos teus pés. E assim o fez, indo nu e descalço (Is 20.2).
Isaías havia tirado o cilício, o também chamado de pano de saco, mas, para aqueles dias, era como se estivesse nu – somente com as roupas de baixo. O Salvador colocou uma toalha sobre o Seu lombo. Algum precipitado pode até tentar andar como Isaías e resolver tirar a roupa toda. No entanto, os homens de fé jamais fariam isso, porém, se o fizessem, seriam impedidos de pregar na igreja, celebrar um casamento ou realizar qualquer outro ato pastoral. Na verdade, não podemos causar escândalos (Lc 17.1,2).
Pedro não devia estar acreditando na atitude do Mestre para com todos. Ao chegar junto do seu Senhor, disse-Lhe que não O deixaria lavar seus pés. No entanto, gentilmente, o Rei dos reis o convenceu a mudar de ideia. Não temos de impedir o agir de Quem é perfeito e só faz o bem. Ele quer realizar em nós Seu querer. Talvez isso pareça simples, mas, naquela ocasião, a lavagem dos pés dos discípulos era uma marca a mais que eles receberiam para viver melhor. Creia!
Deus requer de nós algo simples, e teremos uma grande obra feita em nós, se Lhe obedecermos. Não temos o direito de barrar o Filho de Deus nas Suas operações. Se não tivermos ao menos as “pequenas” obras de Jesus em nossa vida, jamais seremos bem-sucedidos. Todos os feitos do Mestre nos deixam lições para o nosso bem. O Senhor faz o necessário e nos ensina a fazer o mesmo para ajudar os outros.
A toalha não era para se vestir; ela foi usada para enxugar os pés daqueles que tiveram os pés lavados. Antigamente, era costume, quando recebiam alguém em casa, lavar os pés dessa pessoa, pois as estradas eram de terra. Um tio meu morava na cidade e, ao voltar para casa, sua esposa tirava os sapatos e as meias dele, e, em seguida, lavava os pés do marido, enxugando-os com uma toalha. Jesus deu o exemplo!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor! Ao contemplarmos a maneira como Te relacionas conosco, reconhecemos que os Teus exemplos são extremamente necessários em nossos dias. Tu és completo em tudo o que fazes em favor de quem Te procura!
Tu prometeste que Te acharíamos quando Te buscássemos de todo o coração. A Tua Palavra nos levanta interiormente, fazendo-nos entender a facilidade de estar ao Teu lado e cumprir as Tuas ordens, tendo e guardando os Teus mandamentos.
Precisamos aprender a andar Contigo, falar do Teu amor e ministrar àqueles que estão sofrendo, expulsando seus males e fazendo-os ficar bem. E o melhor: a porta fechada em Teu Nome nunca mais será aberta. Pai, Tu és tremendo!
