A misericórdia do Mestre

Foto: Getty Images

E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.

Lucas 17.14

Esse versículo começa com uma informação curiosa: Jesus teve de ver os leprosos para atendê-los. Como Ele não viu esses homens, se eles O viram? Bem, os assuntos espirituais se revelam espiritualmente. Para mim, essa situação demonstra que, se a pessoa necessitada não se apresentar ao Mestre preparada como obreiro, Ele não pode atendê-la. Procure apresentar-se a Ele aprovado como obreiro (2 Tm 2.15). Lembre-se: os leprosos gritaram pedindo misericórdia. Esse gesto mostra que eles puseram a fé em ação. Diante disso, Jesus os instruiu a se mostrarem ao sacerdote. Talvez, eles tivessem se mostrado antes de serem declarados enfermos. Mas, agora, fariam essa apresentação novamente, cumprindo a Lei, a qual exigia que o sacerdote verificasse e confirmasse a cura. Aqueles homens foram curados pela fé!

A Palavra também narra a história de Josué na batalha de Gibeão. Essa nação enviou alguns “de bem longe” para convencer Josué a recebê-los como amigos, pois não queriam ser destruídos pelos israelitas na luta pela posse de Canaã. Os moradores em Gibeão foram sábios, porque, diante de um iminente ataque, motivado pelo acordo que fizeram com Israel, chamaram Josué. O capitão hebreu orou, e Deus lhe respondeu (Js 10.12).

Por que, no caso dos leprosos, Jesus não orou nem expulsou o demônio da enfermidade? Porque, por ter usado a fé para pedir a cura, aqueles homens já podiam considerar a solicitação atendida. Cristo nos trata de modo semelhante. Eles creram e foram cumprir a exigência do Mestre. Quando há fé, basta a pessoa ir a Deus para registrar a bênção. O sacerdote representava o Senhor!

Há muitos ensinamentos nas Escrituras. Na verdade, todos os acontecimentos do Antigo Testamento foram escritos para o nosso aprendizado, conforme a Bíblia declara: Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança (Rm 15.4). Portanto, não se podem desprezar as ricas lições do Senhor. A Ele seja a glória!

Quantas informações importantes perdemos quando damos ouvidos às pessoas que negligenciam o Antigo Testamento? Elas passam do limite ao criar doutrinas que não estão nas Escrituras. No Novo Testamento, a Bíblia ensina a respeito do Antigo: Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos (1 Co 10.11). Creia e viva!

Na frase: E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos, fica evidente que Jesus nos transmitia uma preciosa instrução sobre crer na Palavra do Senhor. Com essa passagem, temos a certeza de que receberemos o mesmo tratamento dado aos leprosos sempre que clamamos com fé, crendo que fomos atendidos. No Senhor, não há falta de nada nem empecilhos!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Ó Deus! Grande orientação recebemos da Tua Palavra sobre como as bênçãos nos são garantidas! Ao crermos, podemos confessar que as temos. Como não viveremos na Tua presença se, fora dela, só há confusão, desrespeito e morte eterna?

Os leprosos ergueram a voz, e isso fez Jesus vê-los. Não podemos ser medrosos a ponto de nada falarmos. Aprendemos que, quando Tu nos revelas algo, aquilo já é nosso e podemos Te louvar!

Quando estivermos nos Céus, nós nos recordaremos das batalhas que travamos com a Tua ajuda e das dádivas que recebemos das Tuas mãos. Agradecemos por nos teres tirado do reino das trevas e nos transportado para o Teu Reino!