A missão do servo

2025-05-07 03:00:00
E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?
Lucas 17.8
Nenhum servo deve aceitar agradecimento pelo que fez a serviço do Senhor, pois está apenas cumprindo o seu papel. Aqueles que buscam promoção pessoal nada receberão do Céu: Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão (Mt 6.2).
Não é errado, por exemplo, o dono de um restaurante esperar do cozinheiro que faça boa comida e a sirva com requinte, se esse foi o serviço combinado. Afinal, o responsável pela refeição é pago para cumprir as funções estabelecidas no contrato de trabalho, assinado por ambas as partes. O acordo pode ser escrito ou verbal, e deixar de cumpri-lo é considerado negligência, passível de demissão por justa causa.
O patrão tem o direito de exigir que a refeição seja feito de determinado modo, usando os ingredientes comprados sob a sua autorização. Fomos “contratados” pelo Senhor para dar ao mundo o Pão do Céu. Por isso, temos de dedicar tempo para preparar o que transmitiremos ao povo, depois de termos sido instruídos por Deus. Jamais ministre o que você bem entender, porque o Reino dos Céus é organizado, e o que se anuncia deve vir do Altíssimo.
Um exemplo disso ocorreu quando Jesus falava com os judeus que não criam nEle: Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar (Jo 12.49). A Bíblia é a Palavra de Deus escrita, contendo tudo o que precisamos saber até os últimos minutos da nossa vida. Por ser Onisciente e ter presciência, o Senhor nos revelou o essencial.
Voltando à posição de servos de Deus, eleitos por Ele para a importante missão de viver de modo digno e recompensador, recordamo-nos da declaração do Salvador: Porquanto qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão (Mc 9.41). Obedecer a Deus traz galardão!
Vamos preparar a ceia para alimentarmos a quem tem fome da Verdade? Jesus disse que seremos recompensados até por dar um copo de água em Seu Nome. Isso significa que Ele envia aqueles a quem devemos dar um só gole da Santa Escritura. Para oferecermos a Palavra a alguém necessitado do recado celestial, precisamos estar vestidos a caráter: em comunhão com o Pai.
Revestir-nos da unção do Senhor e servir a Ele são atitudes que irão alegrá-Lo, pois estaremos obedecendo às Escrituras. Depois, sozinhos, devemos oferecer um culto de agradecimento e comer do mesmo alimento que Ele nos deu para ofertarmos ao Seu povo. Jesus usou parábolas com sabedoria, para que aproveitemos a Sua unção!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, Mestre em todas as coisas! Podemos aprender Contigo e fazer o que desejas, pois não há como Te negar algo que nos revelas. Viemos de Ti e voltaremos para Ti para receber o Teu galardão no dia do Arrebatamento!
Pai, diz-nos quando e onde preparar a ceia, pois devemos saciar a fome de quem não tem o que comer. Precisamos encontrar os ingredientes do banquete e deixar tudo organizado para o Teu povo se alimentar da Tua Palavra. A falta do Pão da Vida é grande no mundo!
Que as nossas vestes estejam limpas, como novas, e possamos Te servir levando a revelação bíblica aos perdidos. Queremos Te ver na vida deles, nutrindo-os com o necessário para uma vida vitoriosa. Em seguida, nós nos alimentaremos da Tua ceia!