A morte perdeu a luta

Foto: Manikandan Annamalai

Sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele.

Romanos 6.9

As forças do mal não acreditavam que o Filho de Deus fosse descer aos porões do Inferno para tomar do diabo e dos demônios a autoridade que haviam tirado do homem, quando este caiu em transgressão (Gn 3; Ef 4.8-10). Foi uma batalha de gigantes, pois todo o reino das trevas se uniu e fez o que podia para impedir Jesus de vencer o chefe da maldade. Ainda assim, Cristo lutou sozinho e os derrotou (Cl 2.13-15).

Se o Salvador não tivesse ressuscitado, tudo o que tivesse feito no Inferno não adiantaria ao homem. Porém, Ele foi Senhor do início ao fim. Quando o diabo menos esperava, Cristo o venceu. Então, o inimigo percebeu que nada poderia ajudá-lo. Os poderes infernais gritaram de pavor, dobraram os joelhos e confessaram a derrota. Cristo é, de fato, o Vencedor da eternidade (Fp 2.5-11). A Deus sejam a glória e o poder!

A possibilidade de Jesus perder a luta era nula. No entanto, se Ele não ressuscitasse ao terceiro dia como predissera, a nossa fé seria vã, inoperante e sem condições de dar às pessoas a força para vencer as batalhas. Cristo saiu vitorioso e nos deu poder e virtude para levantar a cabeça e fazer o diabo se prostrar diante de nós nos combates. A vitória é do povo de Deus, que jamais será derrotado (2 Co 2.14)!

Por ter ressuscitado dentre os mortos, Jesus já não morre nem perde peleja alguma. Jamais acredite no diabo! Quando ele afirmar que não desistirá, já estará batendo em retirada. Quando disser que venceu, ele admitirá não ter forças para lutar contra quem teme a Deus. Somos os agentes da luz, chamados para brilhar onde, até hoje, o inimigo mandava e desmandava. Agora, o Nome de Jesus na nossa boca nos faz vitoriosos!

A morte, ou a natureza do diabo, já não pode nos atingir nem se levantar contra nós, pois sabe que perderá a luta. Cristo disse que estaria conosco sempre, do mesmo modo que esteve quando desceu às profundezas do Inferno e venceu o maligno. O Senhor é conosco e será eternamente, desde que não O abandonemos nem frustremos o Seu chamado para sermos a extensão dos Seus braços no mundo. Podemos vencer o mal (Rm 8.37)!

A morte não tem mais domínio sobre o Filho de Deus e os Seus discípulos, porque a obra realizada por Ele nos dá autoridade sobre o mal. Jesus foi ao Inferno como Exemplo do que devemos ser e fazer. Por isso, não há quem possa dizer que ninguém pode contra o diabo. Esse ser vil estremece quando percebe que o povo escolhido descobriu o seu lugar em Cristo. Estando nEle, somos mais do que vencedores. Aleluia!

O poder é nosso e vive em nós desde o momento em que o Mestre nos batizou com o Espírito Santo. Ele é o Espírito da Verdade. Portanto, ande em plena luz, para que suas obras sejam vistas: Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Essas coisas disse Jesus; e, retirando-se, escondeu-se deles (Jo 12.36).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor, vencedor sobre a morte! Que tipo de inimigo poderia nos vencer, se Te temos conosco? Não podemos perder uma só luta para o príncipe das trevas, pois o Teu Nome nos fortalece de tal modo, que nos tornamos invencíveis em Ti!

Tudo é possível para nós; basta crermos na Tua Palavra. Assim, colocamo-nos à Tua disposição para sermos enviados até os confins da Terra, a fim de libertar os oprimidos, curar os doentes e fazer todos Te amarem.

A Verdade liberta, cura e transforma o necessitado em próspero, o viciado em um anunciador de Boas-Novas e o fraco em pessoa de bem. Pai, louvamos o Teu santíssimo Nome e iremos até o fim da corrida Contigo!