A ovelha perdida

2025-08-13 03:00:00
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la?
Lucas 15.4
Jesus nos revela algo muito importante na parábola da ovelha perdida (Lc 15.3-7): a nossa missão na Terra. Para Ele, cada pecador que se arrepende e se converte é Sua ovelha. Por isso, quando uma se perde, devemos deixar as demais no deserto, sair à procura daquela e levá-la novamente ao aprisco. As lições do Senhor devem ser aprendidas e praticadas. Sendo Ele o Mestre dos mestres, há de nos orientar a encontrar a ovelha desgarrada.
Vamos nos lembrar de que Jesus veio ao mundo por causa do tão grande amor que Deus teve pela humanidade, que estava perdida por causa do pecado de Adão (Jo 3.16). A vinda de Cristo nos trouxe a esperança de salvação; basta nos entregarmos a Ele de todo o nosso coração. Sem a morte de Jesus na cruz do Calvário, ninguém seria salvo. Por isso, precisamos ir em busca das ovelhas do Senhor o quanto antes. Essa é a nossa sublime missão!
O homem não é como os animais, que, ao morrerem, deixam de existir. Fomos criados à imagem e semelhança do eterno Deus, tendo a mesma essência do Senhor (Gn 1.26-28). Não temos de discutir as doutrinas das religiões nem de dar nosso apoio a essa ou àquela igreja. Precisamos falar o que a Bíblia afirma para que a ovelha que se desgarrou volte correndo para os braços do Todo-Poderoso.
Jesus disse que é preciso deixar as 99 ovelhas e sair à procura daquela que se desgarrou das demais. Ao encontrá-la, nossa obrigação é reconduzi-la com cuidado, para que não se machuque com alguma ofensa e nem volte a se perder nos labirintos do mundo. A Palavra diz que Deus perdoa os nossos pecados e não Se lembra mais deles (Is 43.25). Por isso, o Senhor convidou os amigos para festejarem com Ele o retorno dela (Lc 15.6).
A sabedoria do Altíssimo é maior do que a dos homens. Estes, ao verem uma ovelha de volta ao aprisco, logo passam a dar lições de moral a ela, sem demonstrar piedade. Ora, todos erram quando alguém se desvia do Caminho do Céu. Se a Palavra tivesse sido ensinada com amor, e a fé não fosse misturada com doutrinas humanas, a ovelha não teria deixado o redil em busca das coisas do mundo.
Toda ovelha é inocente, presa fácil para o inimigo. Ao se extraviar, ela não consegue voltar; por isso, o pastor tem de ir à procura dela, antes que seja devorada por algum predador. Somos responsáveis pela segurança de todas as ovelhas que o supremo Pastor colocou sob a nossa responsabilidade. Por que deixar o diabo nos dar prejuízos, se Jesus guarda aqueles que o Pai Lhe deu, e nenhum se perdeu (Jo 17.12)?
Quando jovem, Davi era pastor das ovelhas da sua família. Um dia, um leão rondou para tentar pegar uma que estivesse desprotegida (1 Sm 17.34,35). Porém, Davi vigiava para isso não acontecer. Quando o rei dos animais deu o seu bote, o pastor investiu contra ele e o matou, livrando a ovelha das suas garras. Glória a Deus!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor amado! Queremos ser usados por Ti sempre. Se negligenciarmos a nossa missão, nós Te daremos prejuízo. Abre-nos a Tua Palavra e fala ao nosso coração, ensinando-nos a vencer as estratégias do inimigo que ronda o Teu lindo rebanho!
Um dia, prestaremos contas da nossa obrigação de sustentar e proteger toda ovelha do Teu rebanho sob o nosso pastoreio. Permite-nos viver sempre à luz da Tua Palavra. Seremos bons pastores se nos ajudares!
Quando formos buscar a ovelha fujona, guia-nos pelo Teu Espírito, para a trazermos de volta, antes que o inimigo tente destruí-la. Na Tua Palavra, encontram-se o poder e as instruções para fazermos o necessário para salvá-la.