A palavra que resolve

2024-08-26 03:00:00
E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o SENHOR: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram.
2 Reis 19.6
Quando Deus nos dá um ministério, também nos capacita para o executarmos com a força e a autoridade necessárias. Ninguém deve tentar assumir um cargo, se o Senhor não o chamou para tal. Mesmo que essa pessoa esteja com boas intenções, isso não será suficiente para ser bem-sucedida. Como exemplo, veja o caso dos filhos do sumo sacerdote Ceva: Os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes (At 19.14).
Esses rapazes achavam que bastava invocar o Nome de Jesus para mostrar que tinham tanto poder quanto Paulo para fazer a obra como ele. E, assim, andavam de cidade em cidade. Porém, certo dia, ordenaram a um demônio que saísse, esconjurando-o por Jesus, a quem Paulo pregava. O espírito maligno respondeu: Conheço a Jesus e bem sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? (At 19.15b). Esse incidente mostrou que ninguém pode simplesmente simular que possui a unção divina.
Quem não faz a obra do Senhor em submissão completa é envergonhado pelo diabo. Veja o que aconteceu aos filhos do sacerdote, os quais tentaram se passar por homens de Deus: E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno e assenhoreando-se de dois, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa (At 19.16). O temor, então, caiu sobre as pessoas daquelas regiões. Deus é fiel!
Senaqueribe, rei da Assíria, o maior império do mundo naqueles dias, vencia todas as nações que invadia. Primeiro, atacou Israel, o reino do Norte, devastando-o. Depois, levantou-se contra Judá, e o diabo o fez sentir que este seria o próximo a ser aniquilado. Sabendo que o reino do Sul era composto de duas tribos somente, o rei da Assíria levou parte do seu majestoso exército, achando que conseguiria sair vitorioso.
No entanto, o diabo mentiu para ele. Em Jerusalém, esse terrível líder encontrou um rei que amava a Verdade com todo o seu coração, e isso fazia a diferença; afinal, Deus era com Seu povo. Assim, o rei Ezequias e o profeta Isaías se uniram em oração para enfrentar o inimigo e vencê-lo, provando o amor deles pelo Senhor (2 Cr 32.20). Lembre-se das palavras do Filho: Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada (Jo 14.23).
Como o reino do Norte vivia nas mãos do maligno, devido ao pecado que espalhava em seu meio com o apoio dos governantes de lá, Deus não pôde socorrê-los, pois tinham ultrapassado os limites da tolerância divina, tomados pela carne e pela iniquidade. Então, o diabo levou os assírios para avançar contra as dez tribos que se afastaram de Deus, nada fazendo de bom. Samaria foi tomada e destruída!
Em Jerusalém, a situação seria diferente, porque o rei Ezequias era temente a Deus e fazia o que agradava ao Senhor. No entanto, Senaqueribe se exaltou em blasfêmia e ameaças, e Ezequias clamou a Deus junto com Isaías. Foram dias complicados, mas o Altíssimo respondeu que Ezequias não deveria temer o rei assírio e seus servos. Um anjo veio e matou o exército oponente. Glórias ao Senhor!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, nosso Socorro! Ninguém imaginava o que poderia ocorrer com o exército dos assírios, chamados de invencíveis. Naquela noite, Tu enviaste um só anjo, que matou os melhores soldados do inimigo. Na manhã seguinte, havia 185 mil mortos. Que vitória!
Não precisamos temer as armas usadas por Satanás para nos apavorar, fazendo-nos pensar que ele é vitorioso, quando, na verdade, Jesus o derrotou, deixando-o na cova do Inferno com seus demônios. Eis a gloriosa diferença: o reino do mal acabou!
Sim, Senhor, a diferença é enorme! Temos o Teu amor e poder para nos defender. O cetro da impiedade jamais nos dominará de novo. Tu és nosso Refúgio e nossa Fortaleza. Em Ti, temos tudo quanto necessitamos para viver dignamente!