A quem dar louvores?

Foto: Erik McLean

2024-05-10 03:00:00

Alegrai-vos, ó justos, no SENHOR, e dai louvores em memória da sua santidade.

Salmo 97.12

Os justos são operadores da justiça de Deus, pois, tendo nascido de novo, podem exercer seus direitos e dons recebidos do Céu, para fazer como Jesus disse: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai (Jo 14.12). Nunca permita que as promessas deixem de ser cumpridas em sua vida: É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da Lei (Lc 16.17).

Os justos nasceram de novo, porque, ao receberem o dom do arrependimento, aceitaram Jesus como Salvador e Senhor. Eles confessaram seus pecados e foram salvos – lavados no sangue do Cordeiro de Deus e santificados na Palavra. E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus (1 Co 6.11). No mundo da perfeição, nada de errado está anotado nas suas “fichas”, por isso, ao morrerem, irão para o Céu! 

Não sei como você vive, mas a ordem de Deus é: alegre-se nEle. Portanto, o simples fato de não cumprir esse mandamento nos separa da fé e do que o poder divino fará em e por nós, ao determinarmos a bênção revelada na Palavra e crermos (Sl 32.11). Se você está triste, reclamando de tudo, até do Senhor, e não segue a orientação dEle, confesse logo seu erro e peça a alegria do Senhor (Ne 8.10)!

Nenhum justo pode aceitar que as suas orações fiquem sem respostas, e sim devem agir como a viúva que importunou o juiz iníquo e o fez julgar a causa dela: E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? (Lc 18.6,7). Na explicação do Mestre, fica claro que ela não teria a resposta, se não tivesse perseverado em sustentar o seu pedido!

Os justos fazem parte dos remidos, por isso considere a parábola da ovelha perdida, quando Jesus explicou que o bom Pastor deixou as 99 ovelhas no aprisco e foi em busca da que se extraviou. Você tem caído em pecado? Cristo está à procura da sua alma sem condená-lo: Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la? (Lc 15.4). Jesus é o Homem!

Com a morte do Salvador, os justos se tornaram a própria justiça de Deus: Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus (2 Co 5.21). Quem não conheceu pecado? O Pai, pois Seu Filho conheceu o pecado não por ter errado, mas por sofrer pelos nossos erros. Em Jesus, o Pai celestial nos fez justiça Sua. Por isso, podemos e devemos exigir a saída de todo mal! 

Os justos podem dar louvores em memória da santidade do Senhor. Afinal, Ele os veste de poder para fazer a Sua obra tal qual o Seu Filho Unigênito realizou em nosso meio. Comece logo a determinar os seus direitos em Cristo. A única condição para isso é crer (Jo 11.40).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor da nossa alegria! Não podemos deixar o diabo nos manter na derrota e na tristeza, pois temos a Tua ordem de nos alegrarmos em Ti. Perdoa-nos, porque não fazemos a nossa parte como Teus filhos. Muitas vezes, cobramos de Ti a nossa libertação. Tu és o mesmo!

Devemos nos regozijar em Ti, nas Tuas palavras e na Tua obra. Cumprindo essa ordem, nós nos fortaleceremos. Precisamos recusar as mentiras do inimigo, acusando-nos de coisas com as quais fomos tentados e não fizemos!

Damos louvores em memória da Tua santidade, que não deixou o diabo nos enganar. Fazendo a Tua vontade, seremos santificados em Cristo, conforme a Tua Palavra diz. Agradecemos por nos dares a Tua graça!