A razão da decisão

2025-08-21 03:00:00
Isto fiz eu, porque guardei os teus mandamentos.
Salmo 119.56
Os pecados e as derrotas da humanidade acabariam se as pessoas guardassem os mandamentos de Deus revelados nas Escrituras. Essa é uma das razões de nós pregarmos o Evangelho. Não há como deixar de fazer o certo e, depois, culpar o povo por agir errado: Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10.14).
Ensinar alguém a amar o Senhor – ter e cumprir os mandamentos – fará bem a você e a todos, pois, ensinando a Verdade, tiramos o potencial criminoso do meio de pessoas inocentes. Aqueles que amam Jesus também são os amados por Ele e pelo Seu Pai (Jo 14.21). Haveria bons tempos se isso fosse cumprido pelos que se dizem cristãos, parecidos com Cristo. Vamos ser parecidos com o Mestre?
Quem escreveu o Salmo 119 revelou que guardou os mandamentos do Senhor e conseguiu se livrar das obras da carne (Gl 5.19-21) e do jugo do diabo, que veio para matar, roubar e destruir (Jo 10.10a). Ao fazer isso, o salmista passou a viver sem culpa alguma diante do Altíssimo. Quem fizer o mesmo se tornará bênção para os outros. Vamos ser felizes; afinal, bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para a sua herança (Sl 33.12). Amém!
Temos ouvido o relato de pessoas que tinham prazer no crime, mas, ao se entregarem a Jesus e serem ensinadas sobre como agradar a Deus, deixaram de ser servas do diabo e passaram a servir ao Senhor. A salvação em Cristo é a Boa Notícia que muda qualquer um que aprende a Verdade. O povo precisa da doutrina bíblica para alcançar o melhor do Altíssimo. Seja forte!
Qualquer congregação é um reflexo do seu pastor. Se, nela, muitos ainda vivem no pecado, a responsabilidade pode ser de quem pastoreia. Ora, o Senhor nos amou primeiro, para que O amássemos, e nos deixou cuidar da Sua casa, para que cuidássemos do Seu rebanho (Jo 21.15-17; 1 Jo 4.19), levando-o a crer nas Suas promessas, a viver de modo irrepreensível, em santidade, temendo-O. Assim, mostramos o propósito da nossa vida: fazer o bem. Vigie, ore e creia!
Examine a razão de o povo de Deus viver sofrendo, revelada ao profeta Oseias pelo Senhor: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos (Os 4.6). Cuide-se enquanto há tempo! Deus o ama!
Se não sabe, tome conhecimento agora: Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal (2 Co 5.10). Jesus disse: Porquanto tudo o que em trevas dissestes à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete sobre os telhados será apregoado (Lc 12.3). Acerte-se com o Senhor agora!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus de santidade! Não podemos comparecer diante de Ti sem a Tua obra ser aperfeiçoada em nós. Nascemos em pecado e vivemos no meio de pessoas que não hesitam em tentar levar à queda até aos mais santos. Ajuda os que oram agora!
Sei que o amém foi dito por muitos agora. Mas, entre eles, há fracos, que ainda não Te temem como deveriam e, por isso, pecam e voltam ao lamaçal do diabo, apesar de terem sido purificados pelo sangue de Jesus. Mostra-lhes a Tua compaixão!
Queremos Te respeitar e amar, tendo os Teus mandamentos e cumprindo-os. Jamais permita que um só dos nossos caia nas mãos do maligno, ao pecar por pensamentos, palavras e atos. As orações deles sobem a Ti neste momento. Responda-os pelo Teu amor e por Tua misericórdia!