A razão de amar a Palavra

Foto: Nathan Dumlao

A tua palavra é muito pura; por isso, o teu servo a ama.

Salmo 119.140

Essa é uma maravilhosa declaração para começar o nosso estudo da Palavra, a qual nos alimenta, protege e guarda. A cada dia devemos lembrar que caminhamos ao encontro de Deus, o Criador de tudo no mundo físico e espiritual. Bom é abrir-se para a Verdade, pois precisamos sair dessa “sala de aula” melhores do que entramos. O Mestre há de nos iluminar, ungir e usar para a Sua glória e o nosso bem. Ele é o nosso Pai!

A pureza da Palavra de Deus é incontável, por isso ela foi chamada assim. Nela não há sequer um risco de sujeira moral, imperfeição e erro. Ela opera com toda maestria a vontade divina e, quando agradamos a Ele, até os desejos de nosso coração são concedidos: Conceda-te conforme o teu coração e cumpra todo o teu desígnio (Sl 20.4). A Palavra é Jesus na Sua vinda ao mundo, ao tomar a nossa forma (Jo 1.1-14). O Senhor é demais!

O Altíssimo usa essa pureza descomunal para nos santificar, conforme o Mestre disse: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17.17). A santificação vem por dar atenção total a Deus, e não aos seus desejos e pensamentos. Se você almeja ser usado pelo Senhor, Ele o santificará. Sem isso, nunca poderá ser instrumento na obra divina (Is 59.1,2). Sendo templo do Senhor, você tem de estar limpo (1 Co 6.19).

Entenda o que Deus quer da sua vida e assuma aquilo que Ele diz a seu respeito. Então, você experimentará a perfeição do Senhor: Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco (2 Co 13.11). Quem vive com a mente cheia de maus pensamentos deve imediatamente confessar isso ao Pai e assumir sua nova vida (1 Jo 1.8,9).

Não faltam ao Altíssimo unção para purificar os pecadores nem poder para mudar a vida deles. No entanto, é necessário que eles façam um esforço para assumir o que Deus preparou para quem O ama, tem os mandamentos e os guarda (Jo 14.21). O segredo é andar com fé e amor a Deus, rejeitando as tentações do maligno. Quando a pessoa é tentada a agir de modo contrário à Bíblia, mas resiste ao diabo, ela não pecou (1 Pe 5.8,9). Por isso, alegre-se por não ter errado! (Tg 1.2-4,12).

Devemos amar a Deus de todo o nosso coração, toda a nossa alma e todo o nosso entendimento. As Escrituras declaram: E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento (Mt 22.37). Para realizarem a obra do Senhor, os Seus filhos precisam estar santificados. Se você quer alcançar essa posição, aproxime-se do Pai celestial em oração e súplica, a fim de participar da felicidade eterna!

Não há tempo melhor para se santificar do que este. Hoje, com tanta oferta de pecado, os servos do Senhor devem dizer não aos filmes imorais, aos apelos sensuais e a todo tipo de pecado, para se santificarem mais e mais, segundo diz a Palavra: Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda (Ap 22.11). Jamais se suje, porque, sendo salvo, você foi santificado para amar a Deus de verdade!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor da Palavra imaculada! Tu és bom em separar a Tua Palavra de qualquer contaminação. Assim, Tu nos limpas de toda sujeira. Agradecemos por ouvires o Teu povo que clama por perdão e purificação de toda iniquidade!

Recusamos as ofertas do pecado, ainda que estejam vestidas com os enganos do diabo. Afinal, temos a comunhão perfeita Contigo, de modo a não querermos nos corromper. Somos gratos porque Tu nos guardas do mal!

Que possamos corresponder aos Teus benefícios destinados a nós! Tiraste-nos das trevas e nos levaste a viver somente para Ti. Oramos pelos irmãos que se esqueceram do que já fizeste em favor deles. Que todo desviado volte correndo para Ti, a fim de ser reinserido na Tua família!