A reação de Pedro

Foto: Kelly Sikkema

Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?

João 13.6

Desde o início da sua caminhada com Jesus, Pedro dava sinais de liderança. Ele era o que mais falava entre os discípulos. Ao ver o Mestre lavar os pés de alguns e aproximar-Se dele com a bacia com água, perguntou surpreso se também teria os pés lavados. A resposta foi sim. Nenhum outro sentia como Pedro. Certa vez, até pediu que o Senhor Se afastasse dele, pois era pecador. Suas perguntas e respostas costumavam surpreender o Filho de Deus!

Os demais apóstolos eram quietos e esperavam o momento de falar. Alguns, ao que se sabe, nem se dirigiam ao Mestre. Os discípulos foram escolhidos a dedo e chamados por Jesus para aprender com Ele a realizar a obra chamada de vinho novo (Lc 5.38). Era algo que o mundo ainda nem sonhava conhecer, mas mudaria por completo a vida de milhões de pessoas. Evangelho significa Boa Notícia, e foi ela que Jesus mandou pregar!

A lavagem dos pés que Jesus ensinou aos discípulos nos ensina a obedecer aos toques do Espírito Santo, para levarmos aos perdidos a Palavra que lava não só os pés, mas também alcança e transforma as almas daqueles que não sabem mais a quem recorrer e caminham sem direção. O Salvador agiu com profunda humildade, e esse ato pode ser praticado de várias maneiras hoje.

Voltando ao impulsivo Pedro, ele questionou o Mestre ao vê-Lo Se aproximar, dizendo que jamais Lhe daria permissão para que fizesse aquilo. O bom Pastor ouviu e respondeu com tranquilidade, de modo que o fez mudar de ideia e querer ser todo lavado por Ele. Quem tem o dom de mestre encaminhará muitas pessoas ao Reino de Deus. Os sábios são muito necessários!

Cristo quer nos ensinar muitas lições, e todas elas estão escritas na Bíblia: Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra (2 Tm 3.16,17). Porém, algumas pessoas se deixam levar por conversas de outras que não têm base bíblica e, por isso, não acrescentarão nada a quem as ouve. Ora, o discípulo do Senhor deve sempre meditar na Palavra, a fim de falar sobre qualquer assunto. Seja sábio!

Ninguém desperdiça tempo ao ler as Escrituras todos os dias, pois, quando precisar de ajuda, irá se lembrar dos ensinamentos contidos nela. Quando não entendemos algo, é melhor orar para receber a revelação. Assim, no tempo do Altíssimo, a compreensão virá. Então, poderemos auxiliar outras pessoas a aprenderem sobre Aquele que é manso e humilde de coração (Mt 11.29).

Fiquemos com a pergunta de Pedro para aprendermos a lição de Jesus: Tu me lavarás os pés a mim? A resposta de Cristo foi: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Se estivermos no Senhor, e Ele estiver em nós, poderemos fazer qualquer pedido, e este nos será atendido. Nós temos parte com Ele!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus da nossa purificação! É bom ser lavado por Ti na alma, no corpo e no espírito. Imaginemos a soda cáustica, que também é criação Tua! Com ela, fazemos o sabão que limpa a nossa roupa, o nosso corpo e a nossa casa. Tu és fantástico!

Por que não Te buscarmos, se aprendemos Contigo a fazer tantas coisas em favor dos aflitos? O ministério da fé só começou a ser entendido com a vinda do Teu Filho. Agora, sabemos que ela nos liga a Ti e Te traz para nos abençoar!

Ajuda-nos a cumprir a Tua vontade, pregando a Boa Notícia, que traz cura e libertação a quem Te procura. Nada melhor do que viver na Tua presença. Tu nos encantas e resolves os nossos problemas. Pai, necessitamos de Ti!