A respeito da sua vinha

Foto: Tina Witherspoon

Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha em um outeiro fértil.

Isaías 5.1

O Senhor usou o profeta para comparar Israel, Judá e, por fim, a Igreja de Cristo como a Sua vinha, a qual, em cada geração, foi atacada de maneiras diferentes, porém sobreviveu. O Inferno jamais pode prevalecer com suas portas feitas para envergonhar o Salvador. Elas não subsistirão no avançar dos servos de Deus (Mt 16.18). Ele comanda a luta até o fim, com toda a santidade que convém à Sua casa. Temos de agir sempre corretamente!

O Espírito da profecia fez Isaías compor o chamado cântico do meu querido, a respeito da vinha do Senhor. Muito há de ser falado ou cantado a respeito da Igreja composta por aqueles que a amaram – e a amarão – até o fim. Por ela, muitos não se importaram de serem presos, torturados e mortos, pois sabiam que estavam sendo usados, promovendo a salvação para a humanidade (Mt 5.10-12). Quem se coloca contra o plano de Deus é tolo, quer atacando-O, quer sujando a Sua santidade.

Imagine se Deus não usasse a Sua habilidade para guardar a Sua vinha? Aqueles que se deixarem dominar pelo maligno e a desonrarem responderão pelo mal causado a ela, enquanto defendiam seus interesses particulares. Estará no tribunal de Cristo quem praticou os pecados da carne, achando-se inimputável, e prejudicou os irmãos que faziam a obra com dedicação e honradez (2 Co 5.10).

Aqueles que exercerem poder sobre o povo e perseguirem a vinha de Deus, alegando ser pela própria segurança, prendendo os fiéis soldados da cruz de Cristo, mostrarão os reais motivos das suas ações. Refugiar-se onde o Senhor determinou na hora da tribulação é o único meio de escapar da punição no lago de fogo e enxofre (Sl 46.1; Lc 13.23-28). Ainda há tempo para se consertar!

A Igreja de Cristo é a vinha plantada em um outeiro fértil. A terra foi preparada para receber as vides que produzirão uvas. O terreno precisa ter um declive não muito acentuado. Se a videira for plantada em um local plano, a água da chuva encharcará a planta, e isso é ruim. O solo deve ter um pH entre 5 e 6, ser profundo e bem drenado. Podemos comparar essa preparação do terreno com a nossa no aspecto espiritual, a fim de sermos a verdadeira vinha do Salvador.

A canção da vinha do Altíssimo é composta por uma agradável poesia, mesmo na parte que fala da luta dos irmãos contra o pecado, que tão de perto os rodeia. Essa batalha não terminará, pois o diabo, depois de nos tentar, afasta-se até o momento oportuno de voltar com as suas artimanhas (Lc 4.13). Por isso, temos de vigiar e orar; do contrário, cederemos à iniquidade. A Igreja do Senhor foi colocada no melhor solo, por isso é inadmissível que os Seus membros arranjem desculpas, dizendo que não aguentaram e caíram em pecado. Deus cuida de tudo!

Individualmente somos a vinha de Jesus, mas, se cometermos pecados, não seremos poupados no Seu tribunal. Devemos ser santos; afinal, Ele nos deu o poder de sermos feitos Seus filhos (Jo 1.12). Aos que caíram a ordem é: arrependam-se para não se perderem eternamente. A mensagem aos fiéis será: Vinde, benditos de meu Pai (Mt 25.31-40).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da boa Vinha! É um prazer saber que fomos chamados para participarmos da Tua Vinha. Tu a planejaste antes mesmo da criação do mundo, formando os terrenos ligeiramente inclinados, férteis, com os ingredientes corretos para que fossem produzidas boas uvas!

A boa vinha física é exemplo de como fomos projetados. Sendo chamados por Ti para a Tua obra, temos poder para dizer não à prostituição, aos pecados da fascinação das riquezas, dos cuidados da vida e da ambição de outras coisas. Somos gratos por isso!

Clamamos pelo perdão para os fracos e pela recuperação de quem o inimigo conseguiu corromper. Tu perdoaste e tornaste a erguer Davi, dando-nos a esperança de que outros poderão se recuperar também. Queremos ser a vinha da Tua satisfação!