A resposta aos desviados

Foto: Gabriel Jimenez

Visto que queimastes incenso, e pecastes contra o SENHOR, e não obedecestes à voz do SENHOR, e na sua lei e nos seus testemunhos não andastes, vos sucedeu este mal, como se vê neste dia. 

Jeremias 44.23

Nada acontece por acaso. Como diz a Palavra de Deus: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6.7). Quer a sua mente aceite isso, quer não, o responsável pela lei do plantar e colher é o Criador de todas as coisas. O que lhe acontece hoje é o resultado da sua semeadura no passado. Então, se plantar boas sementes, amanhã colherá bons frutos.

Judá era parte do reino de Davi, porém as autoridades e o povo resolveram viver como as demais nações, e o resultado foi ruim, como afirmou Jeremias. O reino do Sul semeou as más sementes, queimando incenso aos “deuses” – demônios – dos povos pagãos (1 Co 10.20). Diante disso, a colheita ocorreu de maneira inesperada. Como consequência, eles iriam para a Babilônia e lá se tornariam escravos, e assim aconteceu. Volte-se para o Senhor e veja como Ele é bom!

Os habitantes de Judá não apenas queimaram incensos, mas também desobedeceram a Deus em tudo, por isso seguiram para o cativeiro. Eles veriam o quanto o coração do Altíssimo havia doído ao entregá-los nas mãos de Nabucodonosor. Assim, aprenderiam que o jugo do Senhor é melhor do que o do homem. Verifique o seu comportamento e não se deixe influenciar pelo maligno. Caso contrário, você se tornará um servo do ímpio. Em outras palavras, seu chefe será Satanás. Vigie!

Tudo de ruim aconteceu ao reino do Sul, porque deixaram de seguir a lei do Senhor, cedendo à tentação de ignorar a voz do Altíssimo. Assim, foram submetidos ao rei da Babilônia. Se tivessem ouvido o Altíssimo, seriam bem-aventurados e donos da própria casa (Is 1.19). Jesus foi preparar morada para nós no Reino eterno do Pai, mas todos quantos O rejeitam serão enviados para o lago de fogo e enxofre (Jo 14.2,3; Ap 20.11-15). Qual é a melhor decisão?

Deus nos adverte a andarmos nos Seus mandamentos, mas, de modo semelhante ao povo de Judá, muitos se recusam a fazer isso e, ao serem enviados para o lago de fogo e enxofre, se desesperarão pedindo misericórdia. Por terem zombado das advertências divinas, terão se comportado como o povo dos dias de Noé, debochando daquele homem em idade avançada que insistia para que se convertessem. Eles não o escutaram e pereceram no Dilúvio (Mt 24.36-39).

Aquilo que ocorreu ao reino de Judá não é nada em comparação ao que virá sobre quem preferiu a orgia à santidade. Nada mais poderá ser feito em prol dessas pessoas, pois colherão de acordo com as sementes plantadas (Gl 6.7,8). Já os salvos ouvirão Jesus convidá-los a entrar e possuir o Reino preparado para eles desde a fundação do mundo. No Juízo, não haverá misericórdia nem amor, pois será o dia da sentença dos não convertidos!

Como aconteceu com a chegada de Nabucodonosor, acontecerá na volta de Cristo. Na primeira vez, Ele veio para salvar; na segunda, será para julgar os vivos e os mortos e dar a todos aquilo que preferiram em vida. Cuide-se, pois será eterna a morada no fogo e enxofre!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor da lei eterna! Não importa o que o homem diz, e sim o que Tu declaras acontecer na segunda vinda de Jesus. Aqueles que creram em Ti serão chamados para entrar no Teu Reino de amor, paz e prosperidade, e os demais, no lago de fogo e enxofre!

Por que alguns preferem viver longe de Ti, se és o Criador? Eles não raciocinam direito. Em vez disso, cedem às mentiras do inimigo para “curtir a vida”, como dizem. Chegará o dia em que não haverá mais a opção de ser salvo. Agradecemos pela nossa salvação!

Precisamos Te amar e nos agarrar a Ti, pois não queremos o lago de fogo e enxofre como a nossa morada eterna. Na verdade, nem sequer desejamos passar um dia na perdição. Pai, ajuda Teus filhos a serem sábios de modo a não retrocederem!