A restauração do reino

Foto: Mouad Bouallayel

Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

Atos 1.6

O homem sempre se apega às coisas terrenas, como se, no mundo, houvesse solução para seus males. Na verdade, ele deveria perguntar a Deus como entrar e viver nas ruas de ouro da Nova Jerusalém, onde o rosto de Cristo é o sol que a iluminará sempre (Ap 21.21). Nada melhor do que desfrutar da presença divina. O diabo não suporta nem olhar para os olhos de Jesus, que são como chamas de fogo (Ap 1.14). Em Deus, você se realizará por completo!

Quando Cristo ordenou aos Seus discípulos que ficassem em Jerusalém, eles entenderam que algo de bom aconteceria ali: E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes (At 1.4). Aquilo que seria derramado sobre eles na cidade do grande Rei (Mt 5.35) iria transformá-los no âmbito espiritual. No entanto, pensaram somente em coisas deste mundo, e não nas celestiais!

Jesus percebeu que ainda não haviam entendido plenamente e, então, reforçou a orientação: Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias (At 1.5). Ao falarmos do poder divino para alguém, devemos lembrar que o ser humano só pensa no dia a dia, como se tudo aqui fosse permanente. Por isso, precisamos enfatizar que tudo se refere ao Reino dos Céus!

Mesmo que o Mestre lhes tenha explicado o que ocorreria, o coração de cada um se julgava forte o bastante para enfrentar o Império Romano. Porém, as palavras de Jesus faziam menção ao Evangelho a ser pregado pelo mundo, acompanhado de curas, milagres e demais sinais, provando a presença do Criador nas reuniões. Por isso, o povo se alegrou e passou a servir ao Senhor com confiança e segurança. Ele falava claramente!

Muitas vezes, os cristãos pensam como os perdidos, já que estes só buscam dinheiro, prazer e uma falsa liberdade. No entanto, a verdadeira liberdade pertence apenas a quem serve a Cristo, realizando as mesmas obras dEle. Seguir as instruções do Alto nos faz prudentes: Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR, meu Deus, para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar (Dt 4.5).

Aqueles que viverem segundo os estatutos e juízos de Deus prosperarão onde puserem as mãos, conforme a promessa: Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente (Dt 4.6). Não adie o esforço de cumprir a vontade do Senhor; afinal, Ele está pronto para abençoar a sua vida.

O Espírito Santo inspirou o salmista a escrever sobre o valor de ter e guardar os mandamentos: Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração. E não praticam iniquidade, mas andam em seus caminhos (Sl 119.2,3). Essa é a receita; basta colocá-la em prática, e Ele fará o prometido!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Onipotente Deus! É bom nos achegarmos a Ti, cumprindo tudo o que a Tua Palavra nos orienta e sabendo que farás a Tua parte. Nada pode impedir o Teu propósito de abençoar a quem é fiel e em Ti deposita confiança.

Há tempo para tudo, e a nossa hora é agora. Então, clamamos para saber o que preparaste para realizarmos. Queremos Te agradar em tudo, pois o Teu querer é santo e poderoso. Volta o Teu olhar para cada um de nós, que se dedica a Te seguir!

Almejamos viver debaixo do Teu amor e da Tua vontade, a qual é boa, perfeita e agradável. Não podemos desperdiçar a Tua bênção em coisas materiais. Pai, usa-nos para expandir o Teu Reino!