A sentença de Jeroboão

2024-03-12 03:00:00
Portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão, e separarei de Jeroboão todo homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel, e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.
1 Reis 14.10
O motivo real de Jeroboão ter se levantado contra Salomão não está claro na Bíblia, mas o desejo dele foi atendido. O profeta Aías o encontrou, pegou na veste nova que sobre si tinha e a rasgou em doze pedaços. E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão e a ti darei as dez tribos (1 Rs 11.29-31). Após assumir o novo reino, mostrou-se pior do que Salomão, desviando-se da Verdade de modo grave. Porém, com a morte do filho, Jeroboão pagou caro (1 Rs 14.1-20). O melhor é temer o Senhor, obedecendo à Palavra!
Deus lhe informou que as partes do manto simbolizavam a separação de Israel, e ele ficaria com dez tribos. Roboão tentou reunir suas forças para mantê-las sob seu domínio, mas o Senhor o proibiu (1 Rs 12.21-24). Jeroboão tinha tudo para mostrar que a impiedade de Salomão havia sido julgada e o novo reino seria um representante da justiça divina. Mas, em pouco tempo, revelou a sua falta de temor e a inconsequência dos seus atos. Pobre rei!
Como saber o que havia no coração do rei ao se levantar contra Salomão, que também se desviara de Deus por causa das suas mulheres? Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai (1 Rs 11.4). A Lei dizia: Não adulterarás (Êx 20.14). Hoje, deve-se casar somente com uma mulher. Vigie, ore e creia!
Quem peca deve se arrepender e procurar o Senhor, confessar a sua transgressão e não voltar a errar. Quando o pecado é consciente, fica difícil de ser perdoado; são necessários arrependimento e real retorno à Verdade. O Pai olha para o seu interior e não para a sua boca; porém, quando você abre os seus lábios, Ele leva em conta as suas palavras. Nunca esconda a sua iniquidade, porque, antes mesmo de você fazer isso, os Céus sabem o que ocorrerá. Por certo, tentaram impedi-lo de contar o que o diabo lhe dizia.
Jeroboão exemplifica alguém irresponsável, que age de modo cruel e ofende a santidade de Deus. Esse rei queria ser grande nas mãos de Satanás, e isso é impossível; afinal, o coração do diabo é maléfico. Ainda que você faça a vontade do inimigo, ele tentará destruí-lo no final. Não importa a situação, ele sempre tentará nos matar (Jo 10.10a). Fuja dele!
A paciência de Deus com Jeroboão se esgotou a ponto de o Senhor – que é bom, mas também justo – declarar que deixaria o mal assumir a casa desse rei maligno. O tempo todo Jeroboão achava que o povo era bobo e ele, esperto. Chegou a enviar sua mulher para consultar Aías, para que seu filho não morresse. Ela se disfarçou de camponesa para iludir o profeta já bem idoso. No entanto, ao pisar no limiar da porta, Aías mostrou que era um verdadeiro servo de Deus (1 Rs 14.1-17).
Grande vergonha o rei passou! Seu filho acabou morrendo. O profeta podia não enxergar, mas tinha uma ligação viva com Deus. Tema o Senhor e permaneça firme na Palavra!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor! Muitas pessoas não Te respeitam, praticam o mal e pensam que Te enganam. Tu és o nosso Pai e Te devemos todo o temor. O que há no mundo, inclusive nós, veio de Ti. Um dia, responderemos pelos nossos atos!
Devemos seguir os Teus ensinamentos e Te respeitar! Desejamos ser fiéis e puros. Não podemos nos afastar da Tua presença, pois, longe de Ti, nunca nos realizaremos. Olha para quem Te despreza e ajuda-o a Te amar!
Tu disseste que o mal estaria sobre a casa de Jeroboão por ter virado as costas para Ti, quando deveria Te procurar e se consertar Contigo. Ele não creu no Teu plano e, por isso, sofreu as consequências. Quantos também pagarão um altíssimo preço para sempre?