A sua doutrina

2023-12-24 03:00:00
Jesus respondeu e disse-lhes: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
João 7.16
Se fomos ordenados a realizar os mesmos feitos de Jesus (Jo 14.12), devemos seguir a doutrina que foi ensinada por Ele, mas não era dEle, e sim do Pai que O enviou. O Senhor nos chamou para cumprirmos o Seu propósito, usando o Seu poderoso Nome, mas isso só acontecerá se pregarmos a mensagem de Cristo, a qual dá condições para as pessoas vivenciarem as operações de Deus.
Enganam-se aqueles que não prestam atenção à ministração do Mestre e ficam falando de quem fundou uma igreja. É certo que um líder não pode basear a sua doutrina no que ele acha certo, e sim nas Escrituras. A Bíblia afirma: A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices (Sl 119.130). O pregador deve pedir ao Altíssimo o dom de expor a Palavra; assim, todos entenderão o que Deus diz e receberão das mãos dEle aquilo de que precisam. É necessário esquecer-se dos “defuntos” da fé, porque o Senhor é Deus de vivos (Lc 20.38).
Cada servo do Altíssimo tem uma maneira de ensinar, para que sua congregação seja abençoada, e isso depende até da cultura das ovelhas. O modo de fazer a obra no passado veio do Pai celestial sem dúvida, mas era para aqueles dias. Dentro daquele modo de crer, havia a mesma essência existente hoje em cada cristão chamado para servir em qualquer tempo. O seu jeito de ministrar não pode ser aceito como único!
Deus idealizou tudo e preparou Seu Filho para cumprir a Sua vontade plenamente. Jesus é o perfeito Exemplo! Não Lhe faltaram sabedoria e os demais atributos para ser bem-sucedido no trabalho executado por Ele. Agora, quanto às coisas que somente o Pai sabia, Cristo declarou: Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai (Mt 24.36). Se até Ele tinha limites quando estava na Terra, quanto mais nós, meros humanos!
Veja a seguinte ilustração: uma fábrica de aviões cria um novo modelo, examina bem o projeto e publica um manual de serviços e operações, mostrando os limites de uso da aeronave, como: limitação de velocidade, altura, o tipo de combustível a ser utilizado e demais cuidados a serem tomados pelos pilotos. Agora, o que acontecerá se uma pessoa que comprou uma dessas maravilhas usar outro combustível e exceder na altura recomendada para o voo? Se o avião cair, a culpa será unicamente dela.
Comparando ao mundo espiritual, não podemos sair da doutrina do Mestre, pois Ele mesmo garantiu que ela veio diretamente do Pai. Quem tiver juízo jamais transgredirá a Palavra, mas a respeitará, comportando-se dentro das normas. Um cidadão qualquer diz ser necessário atualizar a Bíblia, mas as Escrituras exortam: quem acrescentar algo nela, ou subtrair dela, sofrerá duras consequências (Ap 22.18,19). Essa pessoa sabe disso?
Temos de agir conforme o testemunho de Deus, verificando o que outros já sentiram do Senhor. Somos advertidos que o diabo pode se transformar em um anjo de luz – entendimento (2 Co 11.14). O maligno tentou Jesus a mandar a pedra se transformar em pão, a Se lançar do pináculo do tempo e a adorá-lo (Mt 4.3-11). A resposta de Cristo é lição para nós. Creia!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus da sã doutrina! Ouvimos pessoas que pregam a atualização da Bíblia, afirmando que há pecados específicos para os tempos antigos e, hoje, tudo foi liberado. Por isso, dependendo do acordo do casal, não há problema. Salva quem se desviou de Ti!
Nos últimos tempos, muitos não suportarão a sã doutrina e elegerão sábios, e loucos ao mesmo tempo, que Te negarão. Louvamos o Teu Nome pelo que fazes por nós e pelo temor em nosso coração. Queremos perseverar até o fim!
Olha para os Teus servos fiéis, que não dão brechas para o inimigo e seus demônios se alinharem em suas vidas. Somos o Teu povo, que Te ama e Te serve, por isso pedimos que nos guardes até o fim como prometeste. Somos gratos, Senhor!