Adoravam o desconhecido

Foto: Edwin Andrade

2024-05-06 03:00:00

Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 

João 4.22

É triste ver as pessoas que se dizem seguidoras da Palavra de Deus fazendo coisas que as afastam dEle. Elas adoram o que não conhecem sem fazer a menor ideia de como se chegar ao Senhor. Muitas perdem tempo com atos religiosos, tomando decisões erradas que as não levam à presença divina, por isso continuam sofrendo. Temos um grande trabalho a fazer: falar de Cristo! 

Não é pelo simples fato de sermos evangélicos que podemos ensinar às pessoas a Verdade. Aceitar Jesus como Senhor e Salvador e servir a Ele foram as nossas melhores decisões. Porém, precisamos viver a Palavra revelada, a qual continuará a ser ampliada ao lermos a Bíblia e meditarmos nela: Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Pv 4.18).

A adoração melhora com o aumento do entendimento de quem somos, do que podemos fazer e do que o Senhor espera de nós. Ao aprendermos os nossos direitos em Cristo, agimos de modo claro até o nosso último dia no mundo. Quanto mais soubermos adorar, orar e tomar posse das dádivas de Deus, melhor será para nós. Afinal, desejamos ser vencedores em todas as coisas por Aquele que nos amou (Rm 8.37).

Podemos comparar a adoração de quem não conhece o Senhor a uma pessoa que comprou um carro e desconhece as leis de trânsito. Ela pode até ir a algum lugar dirigindo o veículo, mas é provável que cometa algumas infrações e, o pior, cause acidentes com prejuízos materiais e de vidas. No entanto, se aprender o básico sobre direção, ela irá se aprimorar até ser boa motorista.

Os samaritanos se esforçavam para adorar a Deus, como aquela mulher que estava em pecado e não se dava conta disso. Ela sentia que vivia fora da vontade de Deus, porque reconheceu que não tinha marido, mas vivia com um homem como se fosse seu esposo. Quantas pessoas inserem práticas erradas no leito conjugal, mesmo estando casadas de acordo com a lei? Quando surgir uma suspeita no seu coração sobre algo, peça orientação ao Senhor a esse respeito.

Muitas pessoas cedem a determinado pecado mesmo sabendo que estão erradas, porque, na sua família, tal prática sempre foi considerada normal. No entanto, ao serem convencidas pelo Espírito Santo de que suas atitudes são antibíblicas, devem pedir perdão e abandonar o erro: Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo (1 Co 6.13).

Quem obedece a Deus adora o que conhece. Veja, a salvação vem dos judeus, da Palavra que lhes foi enviada, mas eles a recusaram: Veio para o que era seu, e os seus não o receberam (Jo 1.11). Assim, Israel perdeu o tempo da visitação do Salvador. Mas Cristo veio, e todo aquele que O aceitar se tornará filhos de Deus (Jo 1.12). A vida está em Jesus, receba-O agora!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus, eterno Mestre! É um prazer viver diante de Ti como filho amado e legítimo. Recebemos Teu Filho como Salvador e Senhor, por isso fomos perdoados de todos os pecados e passamos a Te servir como Tu planejaste!

A nossa adoração, inspirada pelo Teu Santo Espírito, é aceita integralmente pelo Teu bondoso coração. Assim, depois de Te louvarmos, sairemos com a direção segura para ir diante do mal e ordenar que ele bata em retirada!

É bom ser filho, porque temos condições de clamar, sabendo que seremos atendidos. Também podemos ver as Tuas operações sendo realizadas. Pai, agradecemos pela Tua bondade em nos iluminar e pela autoridade para fazermos as mesmas obras de Cristo!