Amparados na velhice

Foto: Mykyta Martynenko

Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força.

Salmo 71.9

O rei Davi escreveu quase a metade dos 150 Salmos que compõem esse livro. Porém, há muitos dos quais não sabemos ao certo a autoria. Como Davi foi usado também como profeta, ao lermos seus escritos, chegamos à conclusão de que são documentos cujas mensagens só conheceremos com a revelação do Senhor.

O salmista sabia que há tempo para tudo e que a velhice, época em que as forças da pessoa diminuem, é a última fase da vida do homem na Terra. Nessa etapa, o indivíduo já precisa estar transformado, para que, com a volta de Jesus, possa morar em Sua casa eternamente. Aqueles que não crerem na Palavra de Deus, por certo, habitarão no lago de fogo e enxofre para sempre (Ap 20.15).

O mais importante rei de Israel pediu ao Senhor que não o rejeitasse no tempo da velhice, quando o vigor se escasseia. Já em idade avançada, Davi fez essa declaração que anima todos os que estão nessa fase da vida: Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão (Sl 37.25). Deus é e continuará a ser fiel!

Davi foi um guerreiro exemplar e, em seus dias como governante de Israel, nenhuma nação ao derredor oprimiu o povo de Deus. Houve época em que o belemita foi lutar bem longe de casa. Ele combateu Hadadezer, rei de Zobá, indo ele a virar a sua mão para o rio Eufrates (2 Sm 8.3b). Davi destruiu todo o exército inimigo, levando para Jerusalém os escudos usados pelos oficiais de Hadadezer. Feriu os sírios de Damasco que foram ajudar esse rei, destruindo 22 mil homens (v. 5-7). Deus era com Davi.

Não há registro de uma batalha que Israel tenha perdido sob a liderança do filho de Jessé; pelo contrário, as nações vizinhas foram derrotadas e ficaram pagando impostos ao povo de Deus. Davi não foi rejeitado em tempo algum, mas sofreu traições das quais outro não escaparia, como o golpe desferido por Absalão, seu filho (2 Sm 14−18). Porém, o Senhor ajudou Seu servo em todo o tempo. Até hoje, os Salmos de Davi nos inspiram; alguns contêm revelações e profecias sobre o Messias.

Davi foi um exemplo de servo fiel. Ele tinha virtudes que, se alguém nos dias de hoje tiver, trará bênção para a Igreja de Jesus: Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele (1 Sm 16.18). Não há portas fechadas para quem tem a bênção!

A nossa força física pode diminuir com o avanço da idade, mas a espiritual de quem teme o Senhor é a maior bênção vinda do Altíssimo. Ela nos manterá continuamente firmes. Ninguém é melhor do que aquele cuja força está no Senhor: Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados (Sl 84.5). A Deus seja a glória!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus e Pai! Tu nos fazes bem-aventurados, e a nossa força está em Ti. Temos certeza de que jamais seremos abandonados pelo Teu poder; ao contrário, mesmo na velhice, faremos a obra que nos confiaste com êxito!

Nunca seremos rejeitados por Ti, a Força da nossa vida. Não importa nada do que o inimigo diga. Cremos naquilo que falas sobre a nós. Não há o que temer! Também pedimos ajuda para não nos desviarmos da fé nem Te abandonar!

Tudo o que temos vem de Ti, Fonte de vida e vigor. Não é a força física que nos dará a vitória, e sim o Nome triunfante de Jesus. Tu irás nos iluminar, fortalecer e alegrar!