Ansiosa e afadigada

Foto: Abbie Bernet

E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas.

Lucas 10.41

Para andarmos bem diante do Senhor, precisamos saber o que Ele diz sobre os assuntos da vida, para buscarmos em primeiro lugar o Seu Reino e a Sua justiça (Mt 6.33) e não exagerarmos negando a alguém o direito de nos ter a seu lado. Os chamados pelo Altíssimo para fazer a Sua vontade têm de servir a Ele primeiro!

Se interpretarmos a Bíblia segundo o nosso pensamento, podemos torcê-las, ainda que, aos olhos do homem, estejamos certos. Examinemos as palavras de Jesus à luz da revelação do Espírito de Deus: Porém vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando, assim, a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas (Mc 7.11-13). Deixar de socorrer os pais para dar oferta ao Senhor é perigoso.

Vejamos estes versículos: E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que, primeiramente, vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me e deixa aos mortos sepultar os seus mortos (Mt 8.21,22). Assim como o casamento acaba com a morte de um dos cônjuges, a obrigação de cuidarmos dos pais também acaba com a morte deles. É lícito pagar alguém para nos substituir em tudo!

A nossa cultura diz que velar os mortos demonstra amor por eles. Mas por que velar o corpo sem vida, quando as partes principais, a alma e o espírito, estão fora de alcance? De nada vale chorar, rezar ou implorar a Deus para dar ao falecido um bom lugar na eternidade, porque, em vida, cada um, pelas suas escolhas, determina para onde irá. Nenhum pedido sobre algum defunto será atendido. Devemos pregar o Evangelho aos vivos!

Enquanto as pessoas estão vivas, devem escolher a quem servir, pois, ao morrerem, o destino delas estará traçado. Deus não tem netos; somente filhos. Quem receber Jesus como Salvador e Senhor entrará no Reino dos Céus e ficará para sempre. Porém, aqueles que não se entregarem em vida ao Salvador, ou O aceitarem, mas continuarem pecando sem se arrepender, estarão fora dos Céus (Jo 3.36).

Quem deixa de lado a obra de Deus, alegando que seus pais são idosos, mas não cuida deles, age de modo errado, pois poderia mantê-los perto de si e continuar anunciando o Evangelho. Os perdidos precisam se arrepender e nascer de novo. Eles carecem de cuidados na fé, a fim de que não sofram pela eternidade. Deus nos cobrará se os abandonarmos. Jesus disse: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? (Mt 12.48b).

Jesus chamou Marta duas vezes para chamar a atenção dela por estar ansiosa. A Bíblia diz que devemos lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades, porque Ele cuida de nós (1 Pe 5.7). Além de inquieta, Marta estava afadigada com muitas coisas, distraída em muitos serviços (Lc 10.40), por isso reclamou de Maria por ficar aos pés de Jesus e deixá-la servir sozinha. Cuidado! Ore!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus das nossas lutas! Tudo ficaria mais fácil para qualquer pessoa, se fosse à luta e meditasse naquilo que lhe saltou aos olhos, pois Tu estavas dando o testemunho das promessas feitas a quem crê. Com o Teu testemunho, encontramos a saída!

Marta ainda não tinha entendido o que o Mestre falava naquele dia, mas o sermão também era para os que pensavam somente nos quitutes e não no Pão do Céu. Se fizermos o correto com Teus ensinos, jamais ficaremos ansiosos nem afadigados!

Não podemos deixar o diabo nos mostrar o potencial para angariarmos riquezas. Nunca devemos pensar em lucro, pois perderemos a Tua unção e, sem ela, não nos tornaremos vencedores. Queremos Te conhecer e amar!