Assentado no trono de Judá

Foto: Fas Khan

E Joiada tomou os capitães de cem, e os poderosos, e os que tinham domínio entre o povo e todo o povo da terra, e conduziram o rei da Casa do SENHOR, e entraram na casa do rei pela porta maior, e assentaram o rei no trono do reino. 

2 Crônicas 23.20

O casamento infeliz de Jeorão, filho de Josafá, com Atalia, filha de Jezabel e Acabe, terminou com a morte de Jeorão. Acazias, filho dessa transtornada união, tornou-se o novo rei de Judá e tinha Atalia, sua mãe, como conselheira. Como era autoritária, ela levou o filho a tomar decisões contrárias à vontade de Deus. Assim que Acazias morreu, ela mandou que matassem toda a descendência do filho (2 Cr 22.10). Tudo o que começa mal termina mal.

A ordem para matar os netos de Atalia partiu dela, porque ela queria reinar em Judá. É inacreditável que isso tenha ocorrido com os israelitas. Ora, uma aliança de Josafá com Acabe prejudicou tanto o reino de Judá a ponto de não haver mais herdeiros – isso era o que pensava a perversa rainha. No entanto, Jeoseba, filha do rei Jeorão, irmã de Acazias, tomou Joás e o escondeu da avó assassina (2 Rs 11.1,2). A semente de Davi não podia ser extinta.

Quando os salvos agem de modo errado, devemos orar por eles. Veja, o equívoco de Josafá ter unido seu filho com Atalia, casal que patrocinava o pecado no reino do Norte, permitiu que o diabo levasse vergonha à casa de Davi. Deus usou Jeoseba para esconder Joás, e houve descendente para governar Judá. Quem pecou deve urgentemente se declarar culpado e pedir perdão ao Senhor.

Um dia, Joiada, sacerdote de Judá naqueles dias, sentiu que deveria levar o filho de Acazias que restara da matança imposta por Atalia para ser empossado rei. É lamentável saber que tamanha atrocidade tenha sucedido na terra do povo de Deus. Na verdade, um ato displicente para com a Palavra do Altíssimo pode levar as pessoas à loucura. Joás subiria ao trono aos sete anos!

Joiada, bem como oficiais, autoridades, governadores e todo o povo levaram Joás para o palácio, entrando pelo portão principal, e ali o rei se estabeleceu. Então, a justiça foi feita, e a insana rainha não viveu mais para fazer a sua maldade. Ela havia sido criada vendo a mãe agir de modo contrário ao Senhor. Porém, o reino maléfico foi vencido.

O resultado foi fenomenal, pois todos os habitantes daquela terra se alegraram. Assim acontecerá com a verdade imperando em qualquer lugar. Foram anos de tristeza e obras malignas, mas as trevas não mais governariam o povo do Senhor. Eis a preciosa lição: jamais devemos dar a alguém a honra de estar sobre nós, se ele não foi legitimamente eleito sob a direção e o apoio dos Céus. Não importa o quanto irá demorar; um dia, a verdade aparecerá!

Atalia provou a força da espada que usou para usurpar o comando da nação. As pessoas se alegraram com o triunfo da verdade. A paz voltou para os israelitas, mas, por pouco tempo, porque ainda haveria muitas lutas. Jesus virá nos buscar para Ele!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus da justiça! É triste ver pessoas andando de um lado para o outro, sem rumo. Quando o povo não Te busca, ó Altíssimo, o reino das trevas age como se fosse dono da terra. Pai, ouve e atende às nossas orações!

Sempre haverá um Joiada a ser usado por Ti, para dar ao povo a liberdade de crer e seguir os Teus mandamentos. Queremos ver a Tua mão operando sobre todos. Mesmo debaixo das piores condições, só confessaremos a vitória!

Somos felizes porque Joás viveu dentro da Tua casa, onde Joiada o preparou para o momento do seu assentamento no trono. Embora fosse uma criança foi ajudado pelo sacerdote e fez o que era bom durante muitos anos. Agradecemos a Ti, Deus!