Atitude sábia

Foto: Raphael Giesbrecht

Inclinarei os meus ouvidos a uma parábola; decifrarei o meu enigma na harpa.

Salmo 49.4

Inclinar os ouvidos a qualquer parábola que sai dos lábios de Deus nos fará triunfar e nos capacitará a ajudar milhares de pessoas. Que o poder do Alto esteja perto de cada um que respeita o Senhor e O procura! Os nossos amigos escolherão crer no Pai celestial, e, com Ele ao redor, nenhuma peste os perturbará. Tudo fica fácil com a presença majestosa de Deus!

Não importa a parábola, e sim a procedência dela. Vinda dos Céus, não poderá ser desprezada. Ao sentirmos que, nela, há uma lição para nós, jamais nos esqueçamos dela. Tudo o que há na Palavra é para o nosso ensino; portanto, aqueles que buscam fazer a vontade de Deus devem estar atentos ao que Ele mostrar (2 Tm 3.16,17). Quem busca encontra; a quem bate, a porta é aberta, e ao que pede Deus responde com certeza (Lc 11.9)!

Ao ouvir o Senhor com atenção, você entenderá claramente o recado dEle. Então, use essa revelação para aprender e cumprir a missão que Deus lhe confiou. Assim, você demonstrará o seu amor a Cristo. Quem crê em Jesus de todo o seu coração não é enganado pelo diabo, e a honra divina nunca é manchada. Se você não compreende o que o Altíssimo fala, peça-Lhe a direção.

Às vezes, essa compreensão é prejudicada, porque nada fizemos com as revelações que Ele nos deu. Se não compreendemos a instrução do Senhor, temos de Lhe pedir ajuda, pois, por certo, o erro está em nós. Deus falou por intermédio de Jeremias o seguinte: A quem falarei e testemunharei, para que ouça? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela (Jr 6.10). Ore!

O autor do Salmo 49 é o Espírito Santo, que usou os filhos de Corá para transcrever a revelação em forma de hino. A orientação dada a quem o escreveu foi que o seu enigma seria decifrado ao som da harpa. A unção, então, viria sobre o escritor ao dedilhar o instrumento, e ele veria a mensagem corretamente. Da mesma maneira, quando algo parece estar bem longe do seu entendimento, ore, pregue, cante ou toque um instrumento, e a revelação virá.

Deixar de lado o que você sentiu vir de Deus não é boa atitude; pode ser que você nunca mais se lembre do que lhe foi dito. Toda mensagem divina deve ser agarrada como um dom do Todo-Poderoso. Ele ficará ao seu lado o tempo todo, esperando que você esteja em espírito e entenda a Sua Palavra. O Altíssimo é o nosso Pai e, por isso, deseja que nos realizemos nEle!

Eliseu precisou de um tangedor para sentir o comando de Deus (2 Rs 3.15). Alguns entendem a revelação enquanto estão ministrando ao povo; outros gostam de ficar em silêncio para ouvir o Senhor. O que o torna mais reverente diante de Deus? O importante é estar ligado ao Pai, para que Ele esclareça o que lhe falou.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Oração de Hoje

Eterno Deus da nossa vida! Sem a Tua ajuda para entendermos o Teu recado, nada poderemos fazer. Porém, quando Tu avivas o que já nos disseste, e as revelações se descortinam diante de nós, levantamo-nos para cumpri-las!

Gostaríamos de aprender a agir como Jesus, a Quem Tu mostravas o que dar aos menos favorecidos e sofredores de qualquer posição na sociedade. Por isso, as pessoas eram curadas, libertas e abençoadas. Nós Te agradecemos, Pai!

Precisamos inclinar os nossos ouvidos a Ti; assim, decifraremos os Teus enigmas. Usando algum instrumento ou estando quietos na Tua presença, com o Teu auxílio, seremos altamente abençoados. Amém!