Bênção para a terra

Foto: Stella Tzertzeveli

Porque a terra que embebe a chuva que muitas vezes cai sobre ela e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada recebe a bênção de Deus. 

Hebreus 6.7

Antes de criar o homem, a terra era seca, e um vapor a regava: Um vapor, porém, subia da terra e regava toda a face da terra (Gn 2.6). Antes de existir a chuva, não havia plantas: Toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra (Gn 2.5). Ora, o solo precisa embebedar-se de água para produzir o nosso alimento!

Na vida espiritual, também há períodos úmidos, quando somos encharcados com revelações e demais bênçãos divinas, as quais nos ajudam a vencer as crises. Por isso, ao sentirmos o precioso líquido descer em nosso coração, devemos agarrar tudo o que o Senhor mostrar, a fim de que a fé surja, como declara a Palavra: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17). Agrade-se de Deus!

Eis a promessa: a chuva cairá muitas vezes, para que a lei do plantar e do colher opere em nosso favor. No versículo em estudo, somos a terra que receberá a contínua chuva de revelações dos Céus para darmos frutos. Essa produção é requerida dos salvos, como Jesus advertiu na parábola dos talentos. Então, é bom examiná-la para você não ser achado em falta (Mt 25.13-30).

Lembre-se: o solo absorve a chuva com facilidade, mas é possível o surgimento de algo que impeça a água de entrar nele. Muitas pessoas criam preconceitos contra Deus e repelem aquilo que Ele derrama sobre elas; com isso, fica difícil frutificarem. Algumas escondem pecados e, por não se arrependerem, deixam de alcançar a bênção (Is 59.1,2). O Senhor e o pecado não podem habitar no mesmo lugar!

As chuvas são as inspirações vindas do Céu. Infelizmente, alguns provocam o Altíssimo, usando-as para cometerem atos que não convêm aos santificados pela fé. Depois, quando se encontram em dificuldades, culpam o Senhor por não socorrê-los diante da força maligna. Ora, quem não se achega a Deus se junta com o poder maligno (Lc 11.23). Por que há cristãos recusando as advertências do Todo-Poderoso, se Ele deseja abençoá-los?

A terra produzirá plantas úteis e, para gerar muito mais do que foi cultivado, dependerá somente de alguns fatores. Primeiro, ela deve ser preparada por quem conhece o segredo da agricultura, sendo lavrada e semeada no período certo. As chuvas que cairão segundo o plano de Deus dará uma colheita abundante. É assim que procede o agricultor em sua fazenda, pois conhece o tempo de plantar e colher!

A terra fornecerá a colheita proveitosa para quem a tratar bem. Quem não quer saber dos recursos para uma boa produção jamais se aventurará a cuidar do solo e esperar para semear os grãos e colher os resultados. As etapas desse processo devem ser cumpridas, conforme o propósito do Senhor para o bem de todos. Prepare-se já!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor da lei da semeadura e da colheita! Muitas pessoas poderiam estar vivas e prósperas, mas não Te ouviram e não se encontram mais em nosso meio. Outras não prestaram atenção para o fato de que Tu desejavas o bem delas e, então, Te desobedeceram e esconderam o talento!

Dentro da Tua Palavra, encontramos todas as respostas. Muitos creem em Ti, estão felizes e amando-Te mais e mais; outros não querem Te seguir, e nunca o farão, porque se acham mais sábios do que Tu, ó Pai. Misericórdia!

Devemos ser obedientes ao Teu mandado, tendo ouvidos puros para Te ouvir e atender a tudo o que revelares no Teu Livro. Queremos a Tua ajuda para colocar em ação as Tuas direções. Não há como os Teus filhos se esconderem de Ti. Pai, guia-os nas trilhas do sucesso!