Cara a cara com o diabo

Foto: Paul Garaizar

E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.

Lucas 4.3

Em todo o tempo, o diabo mandava suas tentações contra o nosso Salvador, e elas sempre foram malsucedidas. Como o prazo da quarentena de jejum e consagração de Jesus estava chegando ao fim, e Ele não tinha caído em nenhuma cilada do inimigo, o próprio diabo foi até o Senhor para tentá-Lo, pois pensava que poderia pegá-Lo em algum deslize. Ora, Cristo é perfeito e tem a unção divina para não cair em tentação.

Há servos do Senhor que sucumbem diante das artimanhas do demônio e são usados para derrubar pessoas fracas na fé. Chegamos a sentir até pena deles quando pecam. Tais ciladas são como sopros enviados a quem não está bem com Deus. O ideal é nunca cair na lábia do maligno, pois as consequências podem levar o incauto para o lago de fogo e enxofre, se ele não se firmar novamente na Rocha da salvação.

É provável que o Inferno tenha ficado na expectativa de ver o mestre deles conseguir enganar Jesus, assim como engana as pessoas. Para as forças das trevas, a mentira jamais fracassaria, por isso o diabo disse a Quem estava com fome: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. Ora, se Cristo tivesse aceitado a sugestão do mal, teria sido desmoralizado para sempre. Imagine o Filho de Deus atendendo ao adversário!

Talvez tenha havido um silêncio sepulcral no Inferno após essa derrota de Satanás. Se o Mestre tivesse caído, o diabo reivindicaria o mesmo que reivindicou na queda de Adão, e a salvação providenciada pelo Rei dos reis para a humanidade não seria realizada. No entanto, independentemente de qualquer hipótese, Cristo não fracassaria, porque Ele sabia a razão de tal “sugestão” do diabo, este já seria envergonhado pela sua frustrada tentação ao Filho de Deus.

Há cristãos que estão na contramão da Verdade, aceitando a sugestão para adulterar, por exemplo. Eles pensam que, se antigamente o homem podia ter quantas mulheres quisesse, o Senhor reconsideraria a dureza da Sua Lei, e toda pessoa que caísse sairia ilesa. Engano total! (1 Co 6.9,10). É lamentável constatar filhos de Deus inclinando-se para esse lado triste da vida. Se você sente a tentação nesse sentido, repreenda o inimigo (Tg 4.7).

Só porque o rei da maldade citou a Escritura para o Salvador, ele mudaria a sua natureza e seria considerado bonzinho? Ora, na sua revolta contra Deus, Satanás se transformou em um monstro e nunca terá revertido o seu lado mau. É uma ideia absurda acreditar que ele, um dia, será bom. Ele mesmo decidiu o que se tornaria, quando iniciou a rebelião nos Céus. Jamais haverá reversão para o inimigo!

Quem declara que o inimigo um dia mudará, mente sem ter o menor conhecimento do que as Escrituras Sagradas dizem. Para o diabo e seus demônios está reservado o lago de fogo e enxofre (Ap 20.10). Infelizmente, os que confiam em Satanás e não se arrependem ainda acham que haverá um meio de eles serem recuperados. Esqueça essa mentira do reino das trevas e vigie!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus da Luz e da Verdade! Satanás foi ousado ao tentar Teu Filho para ir contra a Tua Palavra, esperando que Ele perdesse tempo com algo que não aconteceria. O príncipe deste mundo só queria ver Jesus acatando a sugestão dele. 

Precisamos de Ti para cumprir as Tuas determinações. Somente a Ti devemos dar crédito, por isso Cristo não cedeu ao mentiroso durante a tentação, porque conhecia as más intenções dele. Não nos interessa saber do mal!

Quando Tu falas, sentimos paz e alegria! Desejamos fazer apenas a Tua vontade. Somos gratos por nos dares Tua assistência e proteção; desse modo, temos certeza de que nunca cairemos nas tentações!