Classe elevada igual à mentira

Foto: Oscar Keys

Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade.

Salmo 62.9

É impressionante como um jovem nascido e criado em um pequeno canto de Israel, em meio a trabalhos pesados e intensos e, algumas vezes, perigosos – pois, como pastor de ovelhas, enfrentava animais selvagens – aprendeu a escrever como se tivesse sido criado em nossos dias e estudado nas melhores universidades. Esse era Davi, um adorador e um guerreiro preparado.

Como adorador, descreveu o Senhor compondo Salmos e colocando neles melodias que encantavam desde o mais simples até o melhor músico. Como pastor, tomou conta do rebanho e lutava com animais selvagens, prontos a atacar suas ovelhas. Como guerreiro, Davi ia para o campo de batalha com a certeza de sair vitorioso. Deus precisa de pessoas que ajam como esse servo, apesar de sabermos que a nossa guerra não é contra carne e sangue (Ef 6.10-12). O Senhor as protegerá e usará!

Ao observar as pessoas de classe baixa, Davi percebeu que também eram possuídas pela vaidade do mundo. Provavelmente, em vez de fazerem o bem, usavam artifícios para obter bens materiais. Isso o levou a chamá-los de vaidosos. Ora, não importa como a pessoa vive, se no luxo ou na pobreza; o demônio da vaidade oprime tanto os afortunados como os necessitados. O certo é ser parte de Quem é manso e humilde de coração (Mt 11.28-30)!

Se a sorte não bateu à sua porta, você não tem culpa. Porém, Jesus afirmou: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo (Ap 3.20). Pelo texto bíblico, vemos que o segredo para ser feliz é dar lugar a Cristo no seu coração. O Mestre declarou que bate à nossa porta, mas alguns não querem dar lugar a Quem é perfeito e bondoso. Os que O convidam a entrar tornam-se bem-sucedidos em tudo!

Os grandes deste mundo nem sempre honram a posição dada a eles; tornam-se presunçosos e são influenciados por fatores que destroem a própria felicidade. O profeta Jeremias falou a esse respeito: Irei aos grandes e falarei com eles, porque eles sabem o caminho do SENHOR, o juízo do seu Deus; mas estes, de comum acordo, quebraram o jugo e romperam as ataduras (Jr 5.5). Como o homem se engana com as coisas mundanas!

Há pessoas que pareciam ter sido enviadas por Deus e estavam sendo preparadas a fazer a obra conforme Jesus fazia, mas as mentiras foram contaminando-as e, depois, não se lembraram de falar com Deus e tomaram decisões equivocadas. Elas não atentaram para o fato de que a obra do Senhor se faz em submissão e não com rebeldia. Assim, quebraram o jugo e romperam as ataduras. Por que se tornar arrogante?

Não importa se você tem recursos financeiros, ou capacidade intelectual ou artística. Sirva sempre a Deus e ao Evangelho, para não quebrar o jugo, o qual é suave, nem jogar o fardo no chão, pois ele é leve (Mt 11.30). Segure firme as rédeas do “animal”, para ele não lançar você no chão. A fidelidade a Deus o promoverá a um patamar jamais visto ou sonhado por você, aqui e na eternidade. Faça a sua parte!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor do eterno amor! Enquanto o homem sem Cristo sucumbe à vaidade, Teus servos aceitam o que Tu lhes dás. No Teu tempo, Tu os promoverás. Nunca se viu tamanho amor como o Teu. Tiras uns do monturo e os fazes assentar com príncipes!

Não é o humilde nascimento que nos promoverá nem o luxuoso que nos humilhará, mas o Teu amor eterno. Jamais conseguiremos tributar a Ti pela altura do amor e da misericórdia com que nos cercaste. Somos eternamente gratos por tudo!

Que saiamos com alegria quando formos pesados em balanças: não somos melhores do que a vaidade nem mais leves do que elas! Tanto pelo aspecto mundano quanto pelo divino, Tu nos pesarás nas Tuas fiéis balanças. Queremos sair do acerto de contas em paz e felizes!