Coisas do próprio homem
2024-11-20 03:00:00
Então, chamou Faraó a Abrão e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher?
Gênesis 12.18
Ao ver que, de uma hora para outra, tudo de ruim lhe sucedia, o rei do Egito percebeu que havia algo errado. Conosco pode acontecer fenômeno semelhante. Se as situações mudarem, e nós formos visitados por infortúnios, é melhor orarmos a Deus, para que Ele nos mostre onde erramos. Pode ser que tenhamos ofendido o Senhor e, com isso, Ele teve de dar permissão ao mal para tocar em nós. A Bíblia diz que, sem causa, a maldição nunca vem (Pv 26.2).
O pavor tomou conta do Faraó, e, por se sentir culpado, a formosura de Sara deve ter sumido diante dos seus olhos. Todo dia deveríamos fazer um exame introspectivo das nossas decisões, orando para entender os nossos sentimentos. Deus é justo e verdadeiro e, quando vir as nossas intenções de saber o que fizemos de errado, Ele nos dará a resposta (Sl 139.23,24).
Por causa do pecado que entrou no mundo, muitas pessoas são más e egoístas. O homem não gosta de apreciar um casal vivendo bem e logo começa a perceber na mulher do outro uma virtude que considera superior à da sua esposa. Com isso, se não tiver domínio dos seus sentimentos, passará a desejar a mulher alheia. O normal seria orar em favor desse casal, para que o seu amor lindíssimo aumentasse.
Jesus falou do perigo que tanto o homem quanto a mulher correm, quando deixam o seu coração ser tomado pela cobiça: Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela (Mt 5.28). O adultério causa a morte eterna – a separação completa do Senhor. É bom ler o texto de 1 Coríntios, capítulo 6, versículos 9 e 10, para melhor compreensão das práticas que o impedirão de entrar no Céu.
Estamos sendo preparados para a vida no Céu após a morte. Por isso, ouvimos a respeito de Jesus, o Responsável pela salvação, o nosso interior sentiu que tínhamos de nos entregar a Ele, e assim fizemos. Muitos, no entanto, viraram as costas para a mensagem redentora da cruz, preferindo viver dentro do mundo pecaminoso. Essas vidas sofrerão pelos séculos dos séculos!
Faraó deve ter conversado com os sábios do seu reino e chegado à conclusão de que Sara era mulher de Abraão. O rei suspeitava de que isso fosse verdade e deve ter reparado em como Abraão e Sara se comunicavam; não era como irmãos, e sim, marido e mulher. Então, chamou o patriarca, o qual confirmou a suspeita. O rei viu que Abraão contava com a proteção divina!
O monarca egípcio estava verdadeiramente apaixonado por Sara. Se Deus não tivesse agido com a Sua força, certamente, o rei riscaria o nosso patriarca da Terra, e o plano divino não seria cumprido. Coloque no seu coração que o Senhor tem um plano para você e não permitirá que nada O frustre (Jó 42.1,2). O rei ficou boquiaberto, pois viu a mão de Deus em tudo!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor amado! Quem poderia fazer mal à pessoa para quem Tu tens um plano? Tu vigias o Universo a cada segundo, a fim de que nada Te atrapalhe. Ajuda-nos a colaborar para a realização dos Teus desígnios!
Muitos não foram ensinados que Jesus pagou o preço para eles serem tudo o que planejaste. Assim, oramos para que sejam convencidos a tomar posse dos Teus sonhos, que são de paz, prosperidade e santidade!
Apenas Teus servos entendem as bênçãos que tens para todos. Pai, clamamos e agradecemos pelos Teus feitos! Com sabedoria, Tu nos tiraste do pecado e nos deste a salvação e a virtude do Teu Espírito para fazermos a Tua obra com amor!