Com a minha boca

2025-09-23 03:00:00
A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua.
Salmo 66.17
O salmista passou por situações difíceis, aparentemente impossíveis de serem solucionadas. Ele acusou o Senhor de ter feito o inimigo atacá-lo: Tu nos meteste na rede; afligiste os nossos lombos (Sl 66.11). Hoje, isso jamais aconteceria, porque Jesus já pagou o preço dos nossos pecados; portanto, os nossos lombos não serão mais afligidos pelo príncipe das trevas como castigo divino (Is 53.4-6). Deus é o nosso Ajudador em tudo (Fp 4.13)!
O autor do Salmo falou sobre as adversidades enfrentadas por ele e culpou novamente o Altíssimo por tê-lo deixado ser oprimido pelo adversário: Fizeste com que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; mas trouxeste-nos a um lugar de abundância (Sl 66.12). No final, ele reconheceu que a provação o livrou de muitos males, e, por fim, Deus o levou a um lugar de abundância e paz (Tg 1.2-4,12). O Senhor é o nosso Amigo!
Muitas vezes, uma situação crítica nos aflige, porque não estamos sob a direção dos Céus, vivendo como se o maligno não existisse e tendo maus pensamentos. Não podemos nos esquecer de que o diabo luta para nos tirar da presença de Deus. Por isso, devemos estar sempre em comunhão com o Senhor e entranhados nEle, a fim de que o chefe da maldade não nos vença (Tg 4.7).
Há ocasiões em que a batalha acontece dentro de casa, porque o cônjuge está enfraquecido na fé, sem forças para resistir às tentações. Então, interessa-se por alguém fora do casamento, considerando normal essa situação. No entanto, isso é pecado e tem a ação do diabo, que veio para matar, roubar e destruir (Jo 10.10a). O inimigo inveja a nossa posição diante do Pai e, por isso, gasta tempo para nos afastar do Senhor!
O diabo prepara armadilhas para o cristão fraco na fé, e este fica maravilhado com tais ofertas. Ora, quantas vidas foram destruídas por esse motivo? A obra do mal é arrancar-nos da felicidade eterna, como se fôssemos joguetes em suas mãos. Quem é sábio se lembra de que até Cristo foi tentado por 40 dias pelo diabo, que foi até o Salvador com três grandes tentações (Mt 4). Porém, Jesus o venceu!
Daniel precisava da ajuda de Deus, para saber o futuro do seu povo. Com esse propósito, começou um período de consagração de 21 dias. No final, o anjo tranquilizou o profeta: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras (Dn 10.12). Persevere!
O anjo continuou falando a Daniel acerca de algo que ocorria antes de Jesus nascer e descer ao Inferno para despir Satanás e seus príncipes da autoridade tirada de Adão: Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia (Dn 10.13). Jamais deixe o diabo prejudicá-lo!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor da nossa vitória! Só mesmo quem está ao Teu lado pode vencer as lutas espirituais que vêm com grande ímpeto para derrubá-lo. Tu nos armaste com o poder do Nome de Jesus, a Palavra e a Tua unção!
O salmista deixou de clamar com a boca dos outros e vestiu-se de autoridade para vencer o inimigo. Hoje, o diabo está derrotado, e só precisamos estar na fé e no Teu amor para ordenar que ele seja amarrado e leve os seus males!
Somos gratos por nos fazeres mais do que vencedores em Cristo. Damos a Ti o verdadeiro louvor. Não cairemos nas mentiras de Satanás, pois também lutaremos com toda a força dada a nós por Ti, para seres glorificado no Nome do Teu Filho!