Como amar a Deus

2024-06-20 03:00:00
Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
Deuteronômio 6.5
Um dos nossos maiores erros, do qual nunca somos advertidos, ocorre no ato de amar a Deus, pois isso não significa passar o dia todo falando ao Senhor que O ama. Jesus explicou de modo claro o significado de amá-Lo: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele (Jo 14.21).
Deixando a parte humana de lado, vamos amar o Senhor como Ele declarou nesse versículo: procurando conhecer os Seus mandamentos, tendo-os e cumprindo-os. Devemos seguir essa direção com todo o nosso coração e toda a nossa alma, usando a autoridade concedida por Deus. Fazer menos do que isso é postergar o amor do Filho e do Pai por nós.
Cristo não nos enganou, dizendo que a prova de que O amamos se dá quando o nosso coração se inclina para Ele. Não, isso é outra coisa e nada tem a ver com o que Ele instruiu. Se quisermos ser pessoas que O amam com dedicação completa, precisamos saber quais são os Seus preceitos e obedecer a eles com fé e poder. Isso é imprescindível!
Quando fingimos que não entendemos as orientações de Deus sobre algo que temos de fazer por Ele, deixamos de buscar a Sua face – a revelação da Palavra –, sem a qual jamais conseguiremos realizar a vontade do Senhor. Nunca se engane com as palavras do homem, que, com lábios suaves, chega chamando você de amado e outros termos lisonjeiros. Todo cuidado é pouco com os lobos vestidos de cordeiros (Mt 10.16).
As pessoas traiçoeiras não amam a Deus e são capazes de fazer mal a quem é sincero na sua missão. Veja como Joabe falou com Davi: Bem conheces a Abner, filho de Ner, que te veio enganar, e saber a tua saída e a tua entrada, e entender tudo quanto fazes (2 Sm 3.25). Depois, Joabe mandou que Abner voltasse, dizendo que tinha um recado para ele, e o matou. Só o Altíssimo conhece as intenções do homem!
Da mesma forma se portou Amnom, filho de Davi, quando, ao se apaixonar pela meia-irmã, enganou seu pai falando que estava doente e a forçou. Ela mesma dissera: Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti (leia 2 Samuel 13.1-39). Quem segue a sugestão do demônio não pensa nas consequências e comete loucuras, trazendo escândalos à Igreja de Cristo. Grande tristeza esse rebelde causa aos irmãos no Senhor!
A ordem é ter os mandamentos e guardá-los. Talvez você seja filho de um dos maiores servos de Deus, como Amnom o era de Davi, mas, se não souber se conduzir com prudência, evitando o mal, as consequências serão terríveis, como aconteceu com Amnom pelas mãos de seu irmão Absalão. O importante é servir ao Senhor com sinceridade e fidelidade!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Amado Deus! Como o pecado entrou na casa de Davi, Teu servo? Nós nos lembramos do aviso dado pelo profeta Natã ao rei: a espada não se apartaria da sua casa. Adulterar é Te negar como o Senhor sobre todos!
Por outro lado, se temos os mandamentos e os cumprimos, jamais seremos porta de entrada do mal em nossa família. Pai, pedimos que nos ajudes a executarmos Tua obra com pureza e santidade. Queremos Te amar como Tu tens nos amado!
O nosso amor tem de ser devotado a Ti. Por isso, suplicamos a libertação das tentações e o perdão pelos pecados que deixamos entrar em nosso coração. O maior alvo é estar na Tua presença!