Como dar fim à tristeza?

Foto: Chander R

A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. 

Salmo 119.28

Deixar de ler a Bíblia e de meditar na mensagem do Senhor assemelha-se a não nos alimentar corretamente. Ora, se evitarmos algumas comidas, porque não gostamos da sua aparência ou do seu nome, como as crianças fazem, enfraqueceremos o nosso corpo e, com isso, ficaremos doentes. Também ficaremos fracos se evitarmos certas passagens bíblicas!

Quando a alma está triste, surge um desinteresse pela vida. Então, logo vêm a depressão e outros males que nos impedirão de realizar até as atividades corriqueiras. Por isso, nunca deixe as enfermidades surgirem, mesmo aquela que você considera impotente para operar em sua vida – ela pode se tornar um mal incurável aos olhos humanos. A depressão surge quando há desalento, ou um sentimento ruim por algo que alguém falou. Distancie-se das crises nutrindo-se bem.

A melhor alimentação vem da Palavra. Ora, se o cristão estiver firmado nela, nenhum demônio conseguirá permanecer em quem vive em comunhão com o Céu. O salvo possui o escape de buscar o Senhor e encontrá-Lo quando medita na Bíblia. Não se deixe enganar pelo mal, que quer matá-lo: E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus (Lc 4.4).

A depressão é a filha predileta do Inferno. Sem alegria, você prejudica a sua casa e a si mesmo de modo trágico. Por que se consumir de tristeza, se você pode ser uma pessoa satisfeita em qualquer situação? A Escritura Sagrada fala sobre a alegria: Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo (Ap 12.12). Regozije-se em Deus!

O salmista pediu que o Senhor o fortalecesse segundo a Sua Palavra. Então, observe sempre as instruções das Escrituras, porque, no tempo certo, você se levantará com os santos de Deus e fará a diferença. Eis a declaração do Altíssimo: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça (Is 41.10). Portanto, jamais tema o inimigo. Creia no Senhor!

Deus é com você; logo, mesmo que o maligno o ameace, o Maior estará ao seu lado. Com Jesus, a sua vida será iluminada, seus problemas serão solucionados, e suas forças se renovarão. O Senhor diz que você não deve se assombrar, porque, no final, Ele lhe dará forças e o sustentará com a destra da Sua justiça. Portanto, firme-se na promessa divina, levante a cabeça e parta para a vitória. Você é invencível em Cristo!

Por fim, leia esta linda exortação do Todo-Poderoso: Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração (Rm 12.12). Deus declarou que virá nos buscar para os Céus, e temos essa linda esperança! O Senhor disse que fôssemos pacientes na tribulação, pois o Inferno não pode tocar em nossa vida. O Pai terminou esse triplo conselho, dizendo: Perseverai em oração. Faça isso e verá que Ele é fiel!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Pai fiel e verdadeiro! Não deixaremos o inimigo nos consumir de tristeza, nem o seu mau humor chegar a nós. Somos membros do Corpo de Cristo, por isso jamais daremos ao diabo o prazer de nos tocar. Somos guardados por Ti em todo o tempo!

A nossa alma se alegra em Ti. Nada pode nos tirar do caminho do bem nem nos desviar de viver ao Teu lado. Repreendemos os demônios enviados para nos causar prejuízo. Não olharemos para eles nem lhes daremos ouvidos!

Estamos sendo fortalecidos segundo a Tua Palavra, a qual nos leva passo a passo para mais perto de Ti. Agradecemos por nos dares o Teu Espírito Santo, com quem seremos bem-sucedidos em todas as lutas. Deus, sê glorificado em nós!