Como Deus nos fala

Foto:

Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho.

Hebreus 1.1

Desde a expulsão do homem do jardim do Éden, Deus falou com a humanidade de diversas maneiras. Uma das primeiras pessoas a ouvir o Senhor diretamente foi Caim, antes de matar Abel, seu irmão: E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? (Gn 4.6). Porém, o rapaz sequer atentou para a advertência divina. Resultado: tornou-se o primeiro homicida do mundo. Caim agiu como um monstro!

Não há registro bíblico de que alguém, após Caim e antes de Noé, tenha ouvido a voz de Deus. Noé ficou conhecido como pregoeiro da justiça (2 Pe 2.5), ministrando por cerca de 120 anos, mas o povo não lhe deu ouvidos. Em seus dias, o mundo estava entregue à carnalidade e à concupiscência (Lc 17.26,27; 1 Jo 2.15-17). Noé ouviu a voz do Altíssimo, advertindo de que o fim estava próximo. Na época, as pessoas vendiam e compravam, casavam-se e davam-se em casamento (Mt 24.38), mas nenhuma buscava o Senhor!

Deus instruiu Noé a construir uma arca para ele e sua família se salvarem. Assim ele fez, juntando também comida para si, sua família e os animais. Então lhe foi dito: Depois, disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração (Gn 7.1). O servo de Deus enfrentou dificuldades, pois o diabo o tentava a se esquecer da mensagem divina, mas Noé perseverou!

O Senhor Se comunicava com os patriarcas, profetas e reis diretamente, bem como por anjos, sonhos e visões. Com a vinda de Jesus, o Altíssimo voltou a Se dirigir àqueles que viram o batismo do Seu Filho e com quem estava no monte da transfiguração. Além disso, falou quando uns gregos pediam para ver o Mestre (Mt 3.16,17; Mc 9.2-7). O Mestre ouviu sobre o interesse dos gregos, orou para que fosse glorificado, e, imediatamente, o Pai respondeu que já O glorificara e o faria outra vez (Jo 12.28). O Senhor fala sempre!

Segundo o versículo-base desta mensagem, nestes últimos dias Deus Se dirige aos Seus fiéis por intermédio do Seu Filho, a Sua Palavra (Jo 1.14). Pelo fato de ser o Senhor sobre todas as coisas, Deus não está limitado a este último meio. Se quiser ou a situação exigir, o Pai revelará aquilo que é bom para nós e transmitirá o Seu recado, usando o que Ele desejar. Agora, hoje, o Senhor nos mostra a Sua vontade pelas Escrituras. Ele sempre faz o melhor!

O profeta Joel foi usado para falar do derramamento do Espírito Santo, conforme aconteceu no dia de Pentecostes, quando os 120 que permaneceram em Jerusalém, obedecendo ao Senhor, foram cheios do poder do Alto (At 2). Lembre-se de que eram quase 500 pessoas, mas muitas priorizaram outras coisas, em vez de perseverar diante de Deus. Com isso, perderam o cumprimento da promessa. Joel disse que os velhos sonhariam e os jovens teriam visões (Jl 2.28-32).

Não importa o método do Altíssimo para lhe transmitir o recado dEle. Se você perseverar na fé, também contemplará a glória de Deus resplandecendo sobre a Igreja. Quem não persistir ouvirá dizer, mas não terá o privilégio de ser testemunha ocular da obra que o Todo-Poderoso quer fazer nestes últimos tempos em favor da humanidade!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da mensagem! Fomos salvos porque tivemos prazer em Te ouvir e ver o quanto Tu nos amas. Aqueles que se cansaram de esperar e foram fazer outras coisas, não verão a Tua glória resplandecendo sobre o Teu povo. Queremos estar onde Tu estás!

Mesmo sabendo que Tu és Senhor e desejas que andemos nos Teus caminhos, muitas vezes, em nossa pressa, não Te damos atenção. Muitos só vão à igreja em dias especiais, como na Santa Ceia, no final de ano e na Sexta-Feira da Paixão. Nós Te esperamos!

Vem nos visitar, falar conosco e ouvir a nossa voz recheada da Tua Palavra. Desejamos ser visitados por Ti, pois somos o Teu povo. Precisamos aprender mais de Ti. Tu és especial para nós. Pai, ajuda-nos a melhorar os nossos caminhos!