Como se purificar?

Foto: Noah

2024-03-23 03:00:00

Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.

Salmo 119.9

Durante a puberdade, os jovens de ambos os sexos produzem hormônios que serão úteis na vida adulta, pois, quando se casarem, precisarão construir uma família sólida e completa para a glória de Deus (Sl 127.3-5). Essa produção de hormônios não pode servir de motivo para pecar. O Senhor proíbe a transgressão nessa área, mas autoriza os que chegam à idade propícia a se casarem. Ora, ninguém peca por se casar; porém, cometem iniquidade os solteiros que preferem “namorar” como se fossem casados (Ef 5.5; Hb 12.16; 13.4).

Os servos do Senhor devem se manter santos, para não sofrerem o castigo eterno. Em nossos dias, até pais incentivam os filhos a levarem para casa a pessoa com quem namoram; alguns se trancam no quarto. Ora, isso é fornicação, e o resultado desse pecado é a segunda morte – a eterna separação de Deus (Ap 21.8). A primeira morte ocorreu decorrente do pecado de Adão. Vigie!

O apóstolo Paulo advertiu sobre essa “liberdade” dos pais em relação aos filhos, dizendo: Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências (2 Tm 4.3). Até em famílias de cristãos, ouve-se falar que isso acontece. Por que praticar o que a Bíblia proíbe, se isso o levará à morte eterna? Seja sábio e se guarde dos atos condenáveis!  

Hoje, está “na moda” os pais ficarem nus diante dos filhos. As Escrituras trazem a lista das pessoas proibidas de verem a nudez umas das outras, para que não sejam amaldiçoadas (Lv 18.6-19; 20.11-21). Algumas vezes, essa nudez diz respeito à intimidade sexual. Veja, nada do que escandaliza o outro deve ser usado, pois pode causar desvio de conduta, e quem o fizer será responsabilizado!

A Palavra tem poder para purificar o caminho dos jovens. Ainda imaturos e guiados pelos hormônios, agem de maneira contrária à Bíblia e tornam-se depressivos. Alguns nem conseguem se perdoar por terem cometido algum pecado. Porém, ao buscarem o Senhor, descobrem que Ele lhes perdoa e os purifica da injustiça (1 Jo 1.9).

O segredo para se livrar das garras da perdição é observar o caminho sob o prisma declarado pelo Senhor nas Escrituras. Assim, não mais terão as dores de consciência que oprime aqueles que ainda não aprenderam a viver dentro do escape divino, o qual é observar a direção do Céu encontrada na Palavra. Quem não se desvia da posição que agrada ao Altíssimo e se esforça no combate da vida, resistindo às tentações, desfrutam de uma vida livre e abundante.

Um exemplo de que vale a pena fugir das tentações é a vida de José, filho de Jacó. Jovem ainda, não se deixou levar pela conversa imunda da mulher de Potifar, o capitão da guarda de Faraó (Gn 39.7-12). Nada melhor do que estar firme diante de Deus, o Todo-Poderoso. Por não aceitar o pedido dessa infiel, José foi para a prisão; porem, por ser inocente, de lá saiu para comandar o Egito!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Deus, nosso Purificador! Tu tens colocado nas Escrituras o mapa a todas as pessoas que caem nas armadilhas do inimigo. Seguindo a Tua orientação, elas podem continuar de pé, sendo usadas por Ti de modo poderoso e vitorioso. Tu és o nosso Instrutor!

Os jovens e outros que caem nos laços das tentações podem invocar o Teu Nome e serem livres das armadilhas do diabo. Tu os ensinarás no caminho que devem andar e viver livre das maldades do reino das trevas. Com o Teu ensino e a Tua ajuda, venceremos!

Ser guiado pela Bíblia é o melhor para nossa vida. Nela, há tudo de que precisamos para sermos livres, honrarmos a Ti e não darmos chance ao mal. Faremos o melhor por causa da unção concedida por Ti. Somos gratos pelo Teu socorro!